Norte do Espírito Santo receberá pesquisadores para conhecer diversidade de plantas da Mata Atlântica.

Durante os dias 07 a 10 de junho o norte do Espírito Santo receberá pesquisadores do mundo inteiro para conhecer a rica diversidade de plantas que existe em nossa Mata Atlântica.

Cerca de 25 pesquisadores vindo da Rússia, Estados Unidos, França, Japão, Espanha, Noruega, República Tcheca, Dinamarca e Alemanha que participarão do 59th Annual Symposium of the International Association for Vegetation Science, estarão excursionando com os pesquisadores Luis Fernando Tavares de Menezes, Gloria Matallana Tobón , ambos do Ceunes/Ufes e Dorothy Sue Dunn de Araujo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por vários tipos vegetacionais que existem em nossa região e que guardam importante riqueza biológica, em se tratando de plantas.

O simpósio é realizado pela International Association for Vegetation Science (IAVS) que congrega cientistas do mundo todo em estudos teóricos e práticos sobre vegetação: sua composição e estrutura, história, classificação, distribuição, ecologia, dinâmica, gestão e uso na paisagem.

Os principais objetivos do IAVS são facilitar os contatos pessoais entre cientistas e promover a investigação em todos os aspectos da ciência da vegetação e suas aplicações. O IAVS acontece anualmente em um pais diferente e este ano ocorrerá no Brasil entre 12 e 17 de junho em Pirenópolis, Goiás, mas antes disso os pesquisadores já estarão no Brasil conhecendo parte de nossas riquezas da flora.

O roteiro da excursão inclui as restingas do Parque Estadual de Itaúnas, as magníficas florestas protegidas pela Reserva Natural Vale, em Linhares, além da Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Tereza, região serrana no estado. Nestas florestas há espécies raras, que só ocorrem nesses locais e em nenhum outro lugar do mundo. Muitas delas estão ameaçadas de extinção. Tudo isto faz parte de uma riqueza surpreendente que chama a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo e por isso a grande expectativa por parte deles em estar no Brasil, em especial no Espírito Santo, para conhecer toda esta riqueza.

Outras excursões também acontecerão na Caatinga, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica. Neste caso, o trecho escolhido foi aquele de maior diversidade no Brasil, que fica justamente entre o norte do Espirito Santo e o sul da Bahia.