Nota sobre a presença de cães na Ufes campus São Mateus

Hoje, dia 05 de julho, a Direção do Centro da Ufes campus São Mateus emitiu uma nota à Comunidade Acadêmica anunciando medidas para lidar com a presença de cães no campus. Em uma reunião, ocorrida na última quarta-feira, que contou com a participação dos Chefes de Departamentos, Diretoria de Infraestrutura Norte, médico veterinário André Gomes Lima da CEUA-UFES, Assessor de Meio Ambiente e representantes da ONG Catiorrinhos, foram discutidos os desafios enfrentados e as responsabilidades compartilhadas.

As ações imediatas incluem a realocação dos comedouros para áreas com menor circulação de pessoas, inicialmente abaixo da Biblioteca, e a solicitação para que a comunidade evite alimentar os cães, deixando essa tarefa para a ONG Catiorrinhos. Além disso, a Diretoria de Infraestrutura continuará o controle de pragas nos prédios do campus em parceria com o poder público.

Também está prevista a realização de uma campanha educativa futura para informar sobre a ilegalidade do abandono de animais, conforme estipulado pela Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98.

A Ufes reforça o papel crucial da ONG Catiorrinhos e convoca toda a comunidade acadêmica a colaborar para garantir o bem-estar dos animais e da própria comunidade no campus São Mateus.

A nota completa pode ser acessada no arquivo em anexo.

Texto: Bianca Carvalho Frassi