RU de São Mateus: Alteração do horário do Almoço e Fornecimento de marmitas no jantar

Considerando a baixa frequência de usuários no Restaurante Universitário (RU) de São Mateus e a fim de garantir a segurança alimentar das pessoas usuárias do RU, informamos que será necessária a alteração do horário regular de atendimento para de 11h00min às 12h30min no almoço, a partir desta segunda-feira (20/05).

A alteração do tempo é importante para que os alimentos fiquem expostos nas rampas e nos pass throughs em tempo adequado para garantir as características sensoriais e de segurança alimentar necessárias para o consumo, caso fiquem além do tempo, precisam ser descartados, propiciando o desperdício dos alimentos, situação que ocorre em situações de longa exposição dos alimentos no caso de baixa movimentação de pessoas usuárias dos serviços, por isso a alteração do horário concentrando-se a demanda e garantindo-se a segurança alimentar dos usuários.

Também será necessário agendar até às 11h de cada dia no campus food (https://campusfood.ufes.br) a retirada de marmitas para o jantar. Após o agendamento, a pessoa estudante deverá ir até o guichê de venda de tíquetes do RU para retirada do voucher que dará acesso a marmita servida pela Cantina do CEUNES. A retirada das marmitas deverá ser feita na Cantina do CEUNES das 16h45 às 17h45, mediante a apresentação do voucher. O guichê de venda de tíquetes funcionará de segunda à sexta-feira, no horário de 16h45 às 17h45 para a retirada do voucher. A entrega do voucher somente será realizada mediante o agendamento prévio da refeição. Para estudantes que possuem auxílio da Assistência Estudantil, basta realizar o agendamento e comparecer ao guichê portando a Declaração do Benefício junto do Documento de Identidade e realizar a retirada do voucher. Para demais estudantes, basta realizar o agendamento, comparecer ao guichê e realizar o pagamento, efetuando a retirada do voucher.

Estas alterações são necessárias devido à frequência muito baixa de usuários no restaurante de São Mateus no almoço e principalmente no jantar, com dias havendo frequência de apenas 05 pessoas no jantar, o que é desafiador, uma vez que a capacidade de produção mínima é de 40 refeições por período, tornando insustentável a manutenção do quadro atual dos pontos de vista orçamentário, de segurança alimentar, de segurança pessoal e mesmo humanitário devido ao desperdício. Destaca-se que, considerando a excepcionalidade do cenário e a natureza do atendimento via refeições acondicionadas em marmitex, o atendimento da forma descrita será exclusivamente destinado a estudantes com matrícula ativa na Instituição, sejam eles beneficiários da Assistência Estudantil (isentas) ou não (pagantes).

A Diretoria de Gestão de Restaurantes (DGR/PROPAES) tem consciência da importância do RU para a comunidade universitária e se empenha sempre para servir uma alimentação de qualidade, nutricionalmente balanceada e que atenda às necessidades nutricionais da comunidade universitária, contribuindo para a permanência qualificada de estudantes. Contudo, apesar de nossos esforços, alguns cenários impossibilitam o adequado funcionamento do restaurante e requerem medidas excepcionais.

Agradecemos pela compreensão e por seu apoio para tornar o RU ainda melhor!