Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no ano letivo de 2023.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, representada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no ano letivo de 2023 (PSPROCAMPO/UFES 2023). O Processo Seletivo PROCAMPO/UFES 2023 destina-se aos candidatos residentes no campo que concluíram curso de Ensino Médio ou equivalente e que se enquadram em pelo menos um dos perfis descritos no item 1.3 do presente edital, e será realizado sob as normas gerais expressas nas Resoluções nº 08/2016-CEPE/UFES, nº 38/2017- CEPE/UFES, nº 24/2021 – CEPE, e nº 35/2012- CEPE/UFES, que estabelece normas da reserva de vagas.

INSCRIÇÕES

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente pela Internet, no período de 12 de setembro a 2 de novembro de 2022 e o candidato deverá:

Acessar o sítio eletrônico https://ps.ufes.br/conteudo/procampo-2023 e preencher o requerimento de inscrição até as 23h59min do dia 2 de novembro de 2022.

Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), até o dia 3 de novembro de 2022, em qualquer estabelecimento bancário.

A Licenciatura em Educação do Campo/CEUNES/UFES, oferece 80 vagas por ano, em duas  habilitações: Ciências Humanas e Sociais (40 vagas ofertas) e Ciências Naturais (40 vagas ofertadas).

O curso

A Licenciatura em Educação do Campo é uma nova modalidade de graduação nas universidades públicas brasileiras. Esta licenciatura tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuação nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.

A organização curricular desta graduação prevê etapas presenciais, ofertadas em regime de alternância entre Tempo Universidade e Tempo Comunidade, tendo em vista a articulação intrínseca entre a educação e a realidade específica das populações do campo.

Uma das inovações da matriz curricular é a organização dos componentes curriculares em áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física); Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia); e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática e Ciências Agrárias.

Formato do curso

As disciplinas do curso Educação do Campo são ofertadas de forma diferenciada. No Tempo Universidade, quando os alunos estão estudando, as aulas ocorrem em intervalos mensais, no formato integral (manhã, tarde e noite). Também são ofertadas disciplinas no período de férias escolares de janeiro e de julho. Já nos intervalos entre aulas, ocorre o Tempo Comunidade, no qual os alunos realizam atividades de estudo e pesquisa em suas comunidades.

Acesse o Edital em anexo para maiores informações.