Ufes salta mais de 30 posições em ranking de universidades latino-americanas

A Ufes ficou na 69ª posição dentre 177 universidades de 13 países latino-americanos no Ranking Universitário da América Latina 2021, publicado na tarde desta terça-feira, 13, pela Times Higher Education (Times Higher Education Latin American Rankings). “É a melhor posição desde 2019, quando a Ufes foi listada pela primeira vez (entre 91-100ª), e um salto significativo em relação ao ano passado, quando a instituição ficou entre 101-125ª”, comemora o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite.

Dentre as universidades brasileiras, a Ufes ficou na 33ª posição neste ano. Das 40 primeiras colocadas no ranking local, 34 são públicas, sendo 21 federais, “o que demonstra a excelência das universidades públicas brasileiras”, afirma Leite.

Para serem incluídas no ranking latino-americano, as universidades precisam ter uma produção científica de, pelo menos, 200 artigos entre 2016 e 2020, em diversas áreas temáticas, e também oferecer ensino de graduação, além da pós-graduação. Os indicadores de desempenho utilizados estão agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem, 36%); pesquisa (volume, recursos financeiros e reputação, 34%); citações (influência da pesquisa, 20%); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa, 7,5%); e recursos da indústria (transferência de conhecimento, 2,5%).

As duas áreas em que a Ufes teve maior aumento de pontuação em relação ao ano passado foram ensino (de 32,5 para 59,4) e pesquisa (21,1 para 32,4). A base de ambos os indicadores vem de uma pesquisa que analisa a reputação da universidade entre seus pares. A mais recente pesquisa anual de reputação acadêmica foi realizada entre novembro de 2020 e março de 2021, gerando mais de 21 mil respostas, submetidas a um processamento de dados que busca uma distribuição equilibrada das respostas entre disciplinas e países. “A melhora de desempenho da Ufes em 2021 deve estar relacionada ao aumento da sua reputação internacional, tanto no ensino quanto na pesquisa”, avalia o secretário.

Chile

A Pontifícia Universidade Católica do Chile é a número um do ranking pelo terceiro ano consecutivo, enquanto as universidades estaduais de São Paulo e Campinas ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares. O Brasil é o país mais representado na tabela, com 67 instituições, seguido pelo Chile, com 28, Colômbia, com 24, e México, com 23.

Com informações da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes