A Ufes - Campus São Mateus recebe pesquisadores franceses.

A partir de 2015, o CEUNES participa do Programa Brasil France Ingénieur Technologie - BRAFITEC em um projeto com cinco universidades francesas.

Universidades:

• Arts et Métiers ParisTech;
  • École des Mines de Nancy;
  • École Nationale d'Ingénieurs de Metz;
  • École Nationale d'Ingénieurs de Brest;
  • Université de Valenciennes et du Hainaut-Cambrésis.

O projeto foi firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (no Brasil) e a Conférence des directeurs des écoles françaises d'ingénieurs - CDEFI (na França). O Programa Brasil France Ingénieur Technologie - BRAFITEC consiste em projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre os dois países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. O programa representa uma oportunidade de internacionalização do Centro, com o intercâmbio de alunos brasileiros e franceses. Aos alunos selecionados para estudarem na França, além de alojamento, algumas universidades oferecem, também, a oportunidade de realizarem estágio em empresas.

Neste ano, oito alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Engenharia da Computação foram selecionados e devem iniciar seu intercâmbio já no mês de julho.

Por ocasião deste projeto, coordenado pela professora do Departamento de Engenharias e Tecnologias do CEUNES, Dra. Gisele Chaves, no dia 29 de maio, teremos a visita do Professor Ricardo Noguera, da Arts et Métiers ParisTech e do Professor Necesio Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus de Macaé, Coordenador Geral do Projeto no Brasil. Após, no dia 17 de junho, será a vez dos Professores Nathalie Fick, da École des Mines de Nancy, Latifa Rezg, da École Nationale d'Ingénieurs de Metz e Mikael Guegan, da École Nationale d'Ingénieurs de Brest. Em função dessas visitas, haverá uma apresentação das universidades francesas para a Comunidade Acadêmica, no Auditório do CEUNES, de acordo com a programação que segue:

• Dia 29/05/15, às 14h00, com Ricardo Noguera, da Arts et Métiers ParisTech e Necesio Costa da UFRJ - Campus de Macaé;
  •
  • Dia 17/06/2015, às 14h00, com Nathalie Fick, da École des Mines de Nancy; Latifa Rezg, da École Nationale d'Ingénieurs de Metz e Mikael Guegan da École Nationale d'Ingénieurs de Brest.