A saúde sexual no contexto escolar: professores transformam perguntas dos alunos em livro digital.

Na obra, os autores Paulo Ricardo Rodrigues e Juliana Pirovani esclarecem as principais dúvidas dos estudantes sobre o corpo e sexualidade.

Em toda aula de Biologia já se ouviu a seguinte frase: "Professor, um amigo me disse que…" A partir daí todos os alunos passam a ouvir com atenção a história sobre o tal “amigo”. Normalmente, as questões se relacionam a assuntos como sexo, gravidez ou mudanças do corpo durante a puberdade: temas ainda considerados tabus, sobre os quais muitas pessoas têm dificuldade em falar abertamente, especialmente na adolescência. No livro “A saúde sexual no contexto escolar”, os professores Paulo Ricardo Rodrigues e Juliana Castro Monteiro Pirovani respondem a essas dúvidas numa linguagem leve e divertida.

A ideia surgiu ao longo do curso de mestrado de Paulo Ricardo Rodrigues e a partir da sua experiência em sala de aula. Ele percebeu que alguns estudantes têm dificuldade em encontrar informações seguras sobre saúde sexual e reprodutiva e, então, se propôs a produzir um material que explicasse o conhecimento científico em uma linguagem acessível e direta.

"A educação sexual do adolescente pode contribuir para o planejamento da sua vida familiar e é essencial para que ele tenha uma relação mais saudável com seu corpo", afirma Rodrigues.

O livro, publicado em formato de e-book, tem uma proposta interativa. Além das informações descritas no texto, vídeos e ilustrações feitas à mão por alunos compõem o material. Assim, mesmo aquela pergunta que o estudante não teria coragem de fazer em voz alta pode ser respondida de maneira dinâmica e objetiva. Enriquecedora tanto para alunos quanto para professores, a obra está disponível gratuitamente no site da editora, no endereço: (https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3285)."

Sobre os autores:

Paulo Ricardo Rodrigues é Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFES) e professor da rede estadual de ensino do Espírito Santo.

Juliana Castro Monteiro Pirovani é Doutora em Biologia Celular e Estrutural e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus.