Prorrogado até 13/9 o prazo para cadastro nas novas chamadas de assistência estudantil

Foi prorrogado até hoje, 13 de setembro, o prazo para que estudantes da Ufes façam seu cadastro em uma das chamadas de auxílios abertas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). Os interessados devem enviar a documentação exigida nos editais por meio do Portal da Assistência Estudantil.

Os editais foram publicados em 31 de agosto e visam contemplar, com auxílios financeiros, alunos que aguardam na lista de espera para ingressar no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), além de estender os benefícios a novos estudantes.

Confira as chamadas abertas (clique no link para acessar os editais):

Chamada de Ativação de Cadastro de Estudantes em Lista de Espera: destinada a estudantes de cursos presenciais de graduação que entraram em lista de espera do Proaes para o semestre 2021/1 (referente aos editais 04/2018, 01/2019, 07/2019 e 02/2020 da Proaeci), com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Chamada de Cadastro para Ingressantes em 2020/2 e 2021/1 Cotistas de Renda: contempla estudantes dos cursos presenciais de graduação, cotistas de renda (modalidades L1, L2, L9 e L10), ingressantes do Sisu 2020/2 e 2021/1, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Chamada de Cadastro para Estudantes Não Cotistas de Renda e Cotistas de Renda Ingressantes do Sisu Anteriores a 2020/2: destina-se a estudantes dos cursos presenciais de graduação, não cadastrados (não cotistas de renda e cotistas de renda ingressantes do Sisu anteriores a 2020/2 e 2021/1), com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Todas as informações sobre os três editais, prazos de análise da documentação e recurso, e data de divulgação do resultado final de cada chamada estão disponíveis no site da Proaeci.

Condições para permanência

O Proaes-Ufes reúne auxílios que proporcionem aos estudantes de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão. Atualmente, 4.109 alunos da Universidade estão cadastrados no Programa, recebendo auxílios financeiros.

A ampliação dos recursos destinados à assistência estudantil foi possível a partir do descontingenciamento e desbloqueio de parte do orçamento da Universidade. Essas restrições orçamentárias impediram a abertura de edital de cadastro no Proaes neste ano, o que afetou especialmente os ingressantes dos semestres 2020/2 e 2021/1.

As projeções são de que sejam incluídos no pagamento de auxílios financeiros os 1.021 estudantes que aguardam na lista de espera do Programa. Além disso, está previsto o lançamento de um novo edital que contemple entre mil e dois mil novos beneficiários.