Projetos do Ceunes são destaque no Prêmio de Mérito Extensionista "Maria Filina"/2020.

O Prêmio de Mérito Extensionista "Maria Filina" é concedido aos programas e projetos de extensão da Universidade Federal do Espirito Santo Registrados na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Trata-se do maior prêmio de Extensão da Universidade.

Neste ano, cumprindo os protocolos de segurança relativos a pandemia da Covid-19, todo o processo seletivo foi realizado de forma remota e contou com mais de 160 trabalhos inscritos, os quais foram submetidos a 3 etapas, sendo 26  indicados para a etapa final.

Uma inovação neste ano foi a composição da banca examinadora que, além de profissionais da comunidade acadêmica, contou com a participação de representantes de diversas instituições, como Ministério público estadual, Fapes, Findes entre outras.

Entre os finalistas estão 5 projetos do Ceunes com destaque para o Projeto Comunidade Participativa, que obteve o primeiro lugar geral. O Projeto é Desenvolvido pelo Laboratório de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do CEUNES sob a Coordenação do Prof. Marcos C. Teixeira.

O Professor Marcos Teixeira afirma que a obtenção do primeiro lugar geral no Prêmio é  um reconhecimento ao trabalho dos estudantes de graduação e pós-graduação que compõem a equipe.  Frizou ainda que o sucesso do projeto é fruto da troca de saberes entre a Universidade e as Comunidades Tradicionais.  "Este prêmio é um importante indicador do potencial extencionista do CEUNES. Estamos muito honrados, pois concorremos com varios projetos de grande relevância social", afirmou o professor.

No Campus de São Mateus o ganhador foi o Projeto "Dignamente: Promoção de saúde mental e prevenção de maiores agravos através de oficinas terapêuticas às pessoas privadas de liberdade", coordenado pela Professora Heletícia Scabelo Galavote, do Dpto de Ciências da Saúde. Fazem parte da subcoordenação os professores Jefferson Pessoa Hemerly do curso de Farmácia; Rita de Cássia Cristofoleti do curso de Pedagogia e; Francielly Jacentink da Silva do curso de psicologia da Multivix.

Segundo a Professora Heletícia, “ O projeto Dignamente é realizado com o apoio de muitos colaboradores e tem como objetivo promover a dignidade, resgatar a autonomia, e garantir condições para o amadurecimento pessoal, levando a pessoa privada de liberdade a uma boa reinserção na sociedade, através de oficinas terapêuticas e da construção de projetos terapêuticos singulares.”

O Projeto  é realizado no Centro de Detenção Provisória de São Mateus e atende um público alvo de 600 internos. Teve início em 2017 a partir da parceria entre a UFES e a SEJUS, vinculado ao projeto UFES no cárcere. Apresenta como resultados a promoção de um ambiente mais sereno na unidade prisional e estimula os discentes envolvidos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia á cidadania e o dever social.