Os Programas de Pós-Graduação da Ufes campus São Mateus são bem avaliados pela CAPES.

A CAPES divulgou no dia 12 de setembro o resultado da avaliação quadrienal dos cursos de mestrados. Quatro programas de Pós-Graduação da Ufes campus São Mateus foram bem avaliados. Os cursos de Agricultura Tropical, Energia e Ensino na Educação Básica receberam nota 4, e o curso de Ensino de Biologia em Rede Nacional recebeu nota 5,  que representa excelência nacional.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação ligada ao Ministério da Educação com a missão de expansão e consolidação da pós-graduação no Brasil, e realiza uma avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado a cada quatro anos.

A avaliação da Capes é realizada fundamentada em critérios que consideram, principalmente, a produção científica dos docentes e discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa. Ela gera notas, que vão de 1 a 7, sendo que as notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. A nota 5, que representa excelência nacional, é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado.

Conheça um pouco mais sobre os cursos avaliados:

Agricultura Tropical (PPGAT)

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical tem como objetivo promover a capacitação de recursos humanos na área de Agricultura Tropical, por meio de uma formação científica ampla, como subsídio ao crescimento profissional do egresso e para a solução de problemas reais do setor produtivo rural e, consequentemente, à inserção do egresso na consolidação da ciência aplicada à área do conhecimento da Agronomia

A aula inaugural do programa foi realizada em 24 de maio de 2010. Desde o primeiro processo seletivo, o PPGAT vem recebendo um número expressivo de  inscrições para o processo de seleção, com média de 44 candidatos. Ao longo destes 12 anos foram defendidas 155 dissertações de Mestrado. Atualmente o PPGAT conta com 35 alunos matriculados.

O Programa foi avaliado no quadriênio (2017/2020) pelo CAPES como conceito 4, a avaliação manteve a nota do PPGAT em relação a avalição do quadriênio anterior (2016-2019). Entretanto, vale ressaltar que o relatório da CAPES destaca a melhoria de algumas ações e indica que a nota pode melhorar nas próximas avaliações.

Energia (PPGEN)

O Programa de Pós-graduação em Energia tem por finalidade a formação de recursos humanos qualificados em nível de Mestrado visando estudar a produção, o processamento de energia, petróleo e gás, bem como desenvolver materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes.

O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, o curso que anteriormente era avaliado com nota 3, subiu para o conceito 4 nessa avaliação. O programa já formou 125 mestres e conta com 40 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Ensino na Educação Básica (PPGEEB)

O curso de Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica do Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES foi elaborado considerando a grande lacuna existente no que tange a oferta de cursos em nível stricto sensu na região. Dessa forma o Curso de Mestrado objetiva, principalmente, suprir essa lacuna, oferecendo um espaço de formação e produção de conhecimento na área do ensino para os professores que atuam na Educação Básica no Norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.

O Programa é bastante procurado, e em geral, possui cerca de 300 inscritos a cada processo seletivo, que é realizado anualmente. Ao todo, já formou 204 mestres e conta com 86 alunos regulamente matriculados. O curso que era avaliado com conceito 3, subiu a nota nessa avaliação para conceito 4.

Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)

O PROFBIO tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia em exercício na educação básica, visando a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

O programa tem sua sede em São Mateus-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional desde 2017, e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, na avaliação do quadriênio (2017/2022) o curso recebeu nota 5, que representa excelência nacional, é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado. O programa já formou 36 mestres e conta com 24 alunos regularmente matriculados.