Núcleo de Comunicação do Ceunes

Através da Portaria No 334, de 17 de junho 2020, o Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo criou, na estrutura organizacional do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, o Núcleo de Comunicação do Ceunes.

A criação deste Núcleo está ancorada no desejo da comunidade acadêmica em fortalecer a comunicação institucional. Em reuniões realizadas no início de 2020, um grupo formado por estudantes, técnicos e docentes elaborou uma proposta de criação desta estrutura. A proposta foi submetida ao Conselho Departamental, que acatou as recomendações do relator do processo e aprovou a nova estrutura.

Em síntese, seguem as atribuições do Núcleo de Comunicação:

- Promover a divulgação de eventos e atividades realizadas no CEUNES;

- Catalisar a integração entre as demais Assessorias no que tange à difusão e promoção das informações;

- Estimular a participação do público em conselhos e comissões, garantindo o respeito a democracia e a autonomia do CEUNES;

- Ampliar a visibilidade do CEUNES/UFES (UFES campus São Mateus), fortalecendo a identidade e consolidando a imagem institucional junto aos públicos interno e externo;

- Intensificar a interação com a comunidade, criando espaços de comunicação com os diversos segmentos sociais, disseminando o conhecimento e as ações desenvolvidas pela Universidade.

- Propor, coordenar e executar as ações desenvolvidas pelo CEUNES nas áreas de comunicação;

- Planejar e executar ações de Comunicação Institucional, Científica e Cultural, integrando as ações de diversas áreas administrativas, sobretudo as atividades relativas a cada curso da instituição e zelando pela imagem institucional;

- Democratizar as informações entre seus diferentes públicos, divulgando a instituição externamente através de todos os meios possíveis;

- Produzir e distribuir conteúdos jornalísticos e institucionais;

- Organizar e dirigir visitas, exposições e mostras que sejam de interesse do Centro;

- Redigir convites e cerimoniais;

- Prestar apoio a eventos solenes solicitados pelo Centro e demais Unidades do mesmo;

- Promover o atendimento à imprensa local e nacional;

- Gerir veículos públicos de comunicação e as mídias sociais do Centro;

O Conselho Departamental também determinou a realização de reuniões do Núcleo com a comunidade acadêmica, de forma a garantir que todos/as tenham a oportunidade de expressar as suas expectativas relativas às atividades a serem desenvolvidas pelo Núcleo de Comunicação do CEUNES, para que posteriormente o Conselho Departamental reavalie as atividades previstas para o citado Núcleo.

O servidor Maurício Lima e Souza (técnico de nível E – relações públicas) já está designado como membro do Núcleo de Comunicação.

O Núcleo já está implantado e as demandas ao mesmo podem ser direcionadas através do e-mail nucom.ceunes [at] ufes.br.