Novo convênio internacional em Petróleo coordenado por Professor do CEUNES (Prof. Andreas Nascimento)

A Universidade de Minas de Leoben - Áustria (em Alemão: Montanuniversität Leoben - MUL), é uma instituição com a qual o Prof. Andreas Nascimento (CEUNES/DETEC) possui contato desde 2008, uma vez que realizou parte de seus estudos nesta Universidade, desenvolvendo pesquisas na área de Engenharia de Petróleo (Automatização de Processos, Otimização de Perfuração e Pré-sal).

São vários os cursos ofertados, sendo que muitos são ministrados integralmente em inglês, uma ótima oportunidade para intercâmbio e aprimoramentos em diversas frentes. Em específico para Engenharia de Petróleo, o Department Petroleum Engineering (DPE), oferece opções para desenvolvimento de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência, através de suas três principais vertentes/cadeiras: Drilling and Completion Engineering, Petroleum and Geothermal Energy Recovery, e Reservoir Engineering. Com convênio formalizado em 2018/1, busca-se, também, o desenvolvimento conjunto de pesquisas para o setor, a ser financiado pelas obrigações da indústria petrolífera, de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI). É de grande interesse, oportunizar o fortalecimento da interação entre as duas instituições, viabilizar o retorno (para o parque industrial) de resultados e propriedade intelectual conquistadas com os projetos, como também estimular parcerias internacionais norteadas pelo tripé em pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação industrial.

Já se contabiliza duas visitas técnico-científicas ocorridas nos anos de 2017 e 2018, uma pesquisa de pós-doutorado iniciada em 2018/2 (desenvolvida em cooperação), além de um intercâmbio de graduação, intercâmbio este realizado pela aluna Bruna Lyrio Pin (2018/2), a qual cursa graduação em Engenharia Química no Campus de São Mateus (relatório de intercâmbio disponibilizado no link abaixo). Nas imagens a seguir, foto do encontro entre o Prof. Andreas e a graduanda Bruna Pin (Foto 1), além de foto acompanhado do Pesquisador Sênior Asad Elmgerbi (Foto 2), na frente dos prédios departamental e laboratorial da MUL/DPE (novembro e dezembro de 2018).

1. Link de acesso da instituição parceira: MUL: www.unileoben.ac.at e DPE - www.dpe.ac.at
  2. Credenciamento do Grupo de Pesquisa em Petróleo da UFES na ANP (GPEPEM-UFES): anexo 1
  3. Relatório de intercâmbio realizado pela graduanda Bruna Pin: anexo 2

Anexo(s):