Nota sobre o projeto de Lei 1964/2021 - criação da Universidade Federal de São Mateus

Informamos que na tarde de ontem, 15 de junho, a Direção do Ceunes, acompanhada pela Chefia da Secretaria Geral, da Diretora de Infraestrutura e do Diretor de Suporte Administrativo, participou de uma reunião virtual com o Deputado Federal Neucimar Fraga, autor do projeto de Lei 1964/2021 (https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2284775), que trata da criação da Universidade Federal de São Mateus.

O Deputado fez uma breve apresentação de sua carreira política, destacando que, em ocasião anterior, tentou encaminhar uma proposta de criação de uma universidade federal em nosso município. Sobre o projeto em si: não entrou em detalhes relativos à estrutura administrativa e acadêmica, informando que essa decisão ocorrerá posteriormente, após diálogo e articulação com o Ministério da Educação.

A Direção do Centro reforçou a importância do campus São Mateus da Ufes para o Norte Capixaba e destacou que, neste ano, completamos 15 anos de implantação do Ceunes. O diálogo também permitiu uma breve reflexão sobre o impacto para nossa região resultante da criação de uma Universidade Federal. Por outro lado, também foram apontadas inúmeras questões que trazem preocupação quanto a este processo, tais como orçamento e recursos humanos, bem como o modelo de universidade a ser implantado. Por fim, a Direção ressaltou que é imperioso que o projeto seja construído com ampla escuta e participação de nossa comunidade acadêmica e que seja garantida a autonomia universitária.

Na próxima reunião do Conselho Departamental, prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (21/06), pautaremos esta questão, visando obtermos um posicionamento que norteará nossa comunidade sobre o assunto em tela.

Ana Beatriz Neves Brito – Vice-Diretora do Ceunes

Luiz Antonio Favero Filho – Diretor do Ceunes