Mosaico em homenagem à luta antirracista é instalado no campus de São Mateus.

Quem visitar o campus de São Mateus a partir desta sexta-feira, 12, verá um mosaico em homenagem à princesa angolana Zacimba Gaba, escravizada no Espírito Santo e símbolo da luta antirracista. A inauguração da obra, instalada no prédio do Restaurante Universitário, foi realizada como parte das comemorações do aniversário de 69 anos da Ufes

Com os dizeres "Liberdade e Consciência", o mosaico simboliza o compromisso da Universidade com a defesa e o respeito às diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais.

Idealizado pelo artista local, Thiago Rabelo, o mosaico foi construído em parceria com as mulheres da comunidade quilombola Dilô Barbosa, de São Mateus. A inauguração contou com a presença do vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; do diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; e da vice-diretora Vivian Cornélio; além de gestores membros da comunidade universitária.

As atividades em comemoração de aniversário da Ufes ocorreram durante todo o dia no campus e contaram também com um cardápio especial no Restaurante Universitário, além de uma apresentação musical.

Durante a tarde, houve ainda a inauguração do Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas na Fazenda Experimental, a presença do senador Fabiano Contarato; o deputado federal Helder Salomão; a deputada estadual Iriny Lopes; a Vereadora de São Mateus Luciety de Oliveira; e do diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus, Eros Spalla.

Quilombo

Zacimba Gaba nasceu no século XVII e comandou seu povo numa guerra contra a invasão portuguesa na Angola. Já no Espírito Santo, liderou uma revolta na fazenda onde era escravizada, fundando um quilombo no norte do Estado onde atualmente fica o distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra.