Mensagem do reitor e do vice-reitor à comunidade universitária

Desejamos um bom final de ano e um 2021 realmente feliz

Neste final de 2020, gostaríamos de destacar a importância da solidariedade e da união. Foram esses valores que nos permitiram chegar até aqui para podermos compartilhar o nosso agradecimento por tudo o que conseguimos realizar juntos.

Vamos lembrar de 2020 como um ano de surpresas, sobressaltos e descobertas. Surpresa com um evento sanitário grave, a pandemia de COVID-19; sobressaltos causados pelos riscos da doença e as perdas de muitas vidas diariamente; e descoberta da nossa capacidade de construir formas de superação. Para todos nós, tem sido uma experiência de reinvenção: do nosso dia a dia, dos nossos afazeres, das nossas habilidades, das nossas relações sociais e afetivas.

Somente por termos estado juntos, conseguimos encontrar as soluções possíveis para enfrentar o que nos ameaça. Criamos novos projetos de pesquisa e extensão, valorizamos o conhecimento científico, promovemos encontros, ainda que remotos, realizamos eventos, retomamos as atividades de ensino com vistas a promover o direito à educação, principal missão da Universidade.

O que nos move é o respeito à vida, a solidariedade, o profissionalismo e a consciência da relevância que tem a Universidade Federal do Espírito Santo. O cuidado para com o presente e o futuro de todas as pessoas é essencial para que consigamos ultrapassar este momento crítico e continuar mantendo a Ufes sempre presente na vida da comunidade em que está inserida e a que serve.

Por isso, o momento é de agradecer mais uma vez a todos e todas pelo companheirismo e pela dedicação a tudo o que realizamos durante 2020. Nossos pontos de vista, algumas vezes divergentes, não foram obstáculo para o trabalho que precisávamos fazer. Sabemos que essas diferenças são parte daquilo que nos constitui como cidadãos, servidores públicos e como universidade: o respeito mútuo, a busca incansável de proposições construtivas e comprometidas com o acesso pleno à cidadania e à educação de qualidade.

É momento também de lamentar nossas perdas e expressar nosso desejo e esperança de que superemos este intervalo dramático que vivemos, confiando que por meio do acúmulo do conhecimento que produzimos todos os dias, coletivamente, vamos encontrar um futuro melhor.

Desejamos a todos e todas, em especial aos nossos queridos colegas da Ufes, estudantes, professores e técnicos, momentos felizes de congraçamento neste fim de ano, com os devidos cuidados de proteção, e que em 2021 estejamos de volta encorajados e confiantes de que conseguiremos alcançar nossos desejos de saúde, paz, mais justiça social e mais educação de qualidade.

Paulo Vargas

Roney Pignaton