Jardim Botânico Palmarum recebe autoridades para estabelecer parcerias.

Hoje o Jardim Botânico Palmarum recebeu autoridades dos municípios de Conceição da Barra e de São Mateus para estabelecerem parcerias para melhor o atendimento à comunidade.

Foi apresentado as potencialidades do JB Palmarum como espaço para arte, educação, cultura e lazer.

Estiveram presentes:

Prefeito de São Mateus - Daniel Santana,

Secretário de Meio Ambiente de São Mateus - Antonio Ricardo Cassa Louzada

Sec. de esporte, lazer e juventude de São Mateus -Jasson Barbosa Barcelos Filho

Presidente do IDAF - Mário Stella Cassa Louzada

Secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra - José Otavio Pereira

Secretário de Agricultura e Pesca de Conceição da Barra - Marcos Antonio Cardoso

Diretor do CEUNES - Prof. Luiz Antonio Favero Filho

Diretor da fazenda Experimental do CEUNES - Prof. Rogerio Faleiros

Diretoria de infraestrutura do CEUNES - Profa. Nathalia Valadares

E o diretor em exercício do Jardim Botânico Palmarum - Prof. Luis Fernando Tavares de Menezes

Foi apresentado pelo Prof. Luis Fernando as funções do Jardim Botânico, que envolvem ações em educação, lazer, cultura e conservação para toda a comunidade. A ideia central é de que as comunidades dos municípios vizinhos ao CEUNES utilizem dos espaços do JB Palmarum de forma constante, desmistificando a ideia de que a Universidade é um espaço que não é comum a todos.

Foi apresentado também o Programa de Estudos, Produção e Conservação de espécies ameaçadas de extinção da Mata Atlântica.

Em viveiros de produção de mudas , 5 estagiários com bolsas pagas pela Prefeitura de São Mateus , recolhem frutos e sementes dessas espécies em fragmentos florestais de São Mateus e Conceição da Barra, beneficiam estas sementes e as colocam para germinar. O foco é repovoar as unidades de conservação com estas espécies ameaçadas, diminuindo assim , o risco de extinção.

No estado , atualmente, mais de 750 espécies de plantas estão sob algum risco de extinção e merecem medidas conservacionistas urgentes.