Interrupção do serviço de internet

À Comunidade do Campus São Mateus da UFES,

A implementação temporária do trabalho remoto na Universidade Federal do Espírito Santo ocasionou uma redução considerável no fluxo de pessoas nos quatro campi da Instituição, gerando uma enorme economia de recursos de custeio no presente exercício fiscal.

Esta economia permite que a Universidade atenda, até o final deste ano, diversas demandas reprimidas de manutenção predial nas edificações de todos os quatro campi universitários. A recente assinatura de um contrato de manutenção, específico para o campus São Mateus, permitirá que os serviços de manutenção também sejam realizados aqui.

A reforma do telhado do prédio da administração central do Ceunes está dentre as obras prioritárias definidas pelo Conselho Departamental. Este prédio possui um grave problema em seu telhado, que gera, a cada chuva, grande entrada de água nos espaços, inclusive no setor onde ficam os equipamentos de informática (datacenter) que distribuem a Internet para todo o campus. A solicitação de manutenção deste telhado é antiga e nunca foi atendida, principalmente pela falta de recursos financeiros para a execução desta manutenção.

Postergar a execução deste serviço implica em diversos riscos, haja vista que os equipamentos do datacenter e demais equipamentos/materiais deste prédio podem sofrer avarias irreversíveis em um curto espaço de tempo (o campus pode ficar sem Internet por no mínimo 90 dias caso ocorram avarias). Também é importante destacar que estamos num cenário de fortes restrições orçamentárias, ou seja, os recursos disponíveis precisam ser executados no presente exercício fiscal,  visto que não temos previsão orçamentária para tal obra no próximo ano.

Considerando estas informações, o Conselho Diretor definiu, em reunião realizada ontem, que a partir da próxima quarta-feira (30/09) o acesso à Internet no campus será realocado por um prazo estimado de 30 dias. Serão desligados e embalados todos os equipamentos do datacenter como medida de prevenção.

A fim de minimizar os transtornos aos usuários durante esse período, a Divisão de Tecnologia da Informação Setorial Norte (DTIN) montará parte da estrutura do datacenter na Biblioteca, possibilitando o acesso local à Internet (também existirá sinal de internet no prédio da DASAS/SUGRAD). Nestes locais o acesso poderá ocorrer via cabo ou pela rede Eduroam. Os serviços hospedados nos servidores na UFES/Goiabeiras e Google não serão afetados. Após o aval do término da obra pela Superintendência de infraestrutura – Setorial Nortes o serviço de Internet será reestabelecido imediatamente.

Desde já agradecemos pela compreensão.