Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Física em Silêncio

Discente do curso de Física do Ceunes realiza projeto de ensino de Física para alunos surdos.

Em seu trabalho de conclusão de curso, a discente Daniela F. Matos mostrou que a utilização da linguagem Física/Libras associada a um trabalho conjunto entre professor e intérprete acarreta em um grande ganho no processo ensino-aprendizagem para alunos com deficiência auditiva.

O projeto começou a partir de uma pesquisa a respeito do ensino de Física para alunos surdos. Durante as pesquisas foi verificado que a educação de pessoas surdas é um tema que tem despertado grande preocupação da comunidade acadêmica, visto que as pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam um número significativo de sujeitos surdos que passaram por vários anos de escolarização apresentando competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes.

Esse cenário de inadequação é muito pior quando abordamos a questão do ensino de física para surdos, pois é perceptível a escassez de pesquisas sobre o tema: relatos mostram a precariedade na forma como os conteúdos a serem ensinados chegam até esses alunos. Fórmulas, sinais, gráficos, fenômenos físicos necessitam de professores habilitados com um material compreensível para esse grupo particular de estudantes. As dificuldades acarretadas pelas questões de linguagem agregadas à novidade da educação inclusiva têm apresentado uma realidade: os alunos surdos encontram-se defasados no que diz respeito à escolarização, sem o adequado desenvolvimento e com um conhecimento aquém do esperado.

Em seu trabalho de conclusão de curso, Daniela mostrou que a utilização da linguagem Física/Libras associada a um trabalho conjunto entre o professor e intérprete acarreta um grande ganho no processo ensino-aprendizagem. Após terminar o curso de Física (Licenciatura), a aluna percebeu a importância de dar continuidade ao seu trabalho e, de forma conjunta com seu professor orientador, decidiu por desenvolver uma série de aulas e discussões sobre Física e o ensino de Física e, posteriormente, disponibilizá-las em um canal do Youtube. O grande diferencial é que durante todas as aulas haverá participação de um intérprete de Libras que ensinará e utilizará os símbolos adequados da Física em Libras.

Atualmente, o projeto está cadastrado na Ufes como um projeto de extensão e conta com a participação da discente Daniela F. Matos; dos Docentes Rodrigo Dias Pereira (DCN/UFES), Keli Simões Xavier Silva (DECH/UFES); do intérprete de Libras Ademilson Dias Ferreira (DECH/UFES); e com o técnico em informática Leonardo Braga Guimarães (DCN/UFES).

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540