Eustáquio e Sonia são escolhidos na pesquisa eleitoral com 53,9% dos votos válidos.

A pesquisa eleitoral realizada junto à comunidade universitária apontou os candidatos da chapa 10, Eustáquio de Castro e Sonia Lopes , para os cargos de reitor e vice-reitora da Ufes, respectivamente, com 53,9% dos votos válidos. Eustáquio é professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE); Sonia é professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, do Centro de Educação.

A chapa 20, composta pelas professoras Edinete Rosa, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), candidata a reitora, e Maria Lúcia Garcia, do Departamento de Serviço Social, candidata a vice-reitora, obteve 46,1% dos votos válidos.

O resultado oficial foi anunciado pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE) na tarde desta quinta-feira, 9. A apuração começou logo após o encerramento da votação, na quarta-feira, 8, com a contagem dos votos das urnas eletrônicas. Os votos em separado, em papel, foram recepcionados nesta tarde pela CCPE.

A pesquisa contou com a participação de 7.698 votantes num universo de 29.554 aptos a votar, ou seja, 26% participaram do processo eleitoral. Na separação por segmento, compareceram às urnas 67,60% dos professores, 66,76% dos técnicos e 19,79% dos estudantes.

A chapa 10 obteve 698 votos dos professores, 759 dos servidores técnico-administrativos e 1.933 dos estudantes. Já a chapa 20 obteve 487 votos dos professores, 448 dos técnicos e 3201 votos dos estudantes. Foram registrados, ainda, 15 votos brancos e nulos entre os docentes, 29 entre os técnico-administrativos e 36 entre os estudantes.

Diálogo

O candidato a reitor eleito afirmou que “diálogo é a palavra. Agora a gente vai se reunir, ajustar o nosso plano de trabalho e continuar conversando. Vamos conversar com a Administração, levantar os planejamentos que estão em andamento e seguir o que está dando certo. Vamos colocar o nosso estilo na gestão e seguir em frente. O nosso foco vai ser nas pessoas, no ser humano. Nosso compromisso é com a inclusão, com a acessibilidade, com a sociedade capixaba e com a sociedade brasileira. O foco da nossa gestão vai ser esse: efetividade, que é a qualidade dos serviços que nós prestamos, e afetividade, que é colocar as pessoas em primeiro lugar”, afirmou.

A candidata a vice-reitora eleita, Sonia Lopes, afirmou: "Estamos muito felizes e agradecidos a toda a comunidade universitária. Certamente, faremos nossa gestão com muito empenho, responsabilidade e alegria. Nossa luta é por uma universidade pública, gratuita, democrática, inclusiva e de conhecimento de excelência, antirracista, anticapacitista e pluriétnica, investindo em políticas afirmativas. Nossa gestão se empenhará em ampliar a entrada e a permanência de estudantes por meio, especialmente, de uma política de extensão, comunicação, cultura e inclusão". Ela destacou ainda o propósito de fortalecer o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico com o apoio, formação e valorização dos três segmentos da universidade.

Prazos

De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para impugnação do resultado da pesquisa eleitoral vai até segunda-feira, 13. O relatório com o resultado final da pesquisa será enviado pela CCPE aos conselhos superiores da Universidade, para os encaminhamentos posteriores. A eleição para definição da lista tríplice, pelos conselhos superiores, está prevista para o dia 11 de dezembro.

O novo reitor e a vice-reitora da Ufes assumem a gestão da Universidade em março de 2024 para um mandato até 2028.

Tabela com o resultado final divulgada pela CCPE:

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho e Ruth Reis