Estudantes do Norte do ES ocupam maioria das vagas da UFES no Campus de São Mateus

A Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus (CEUNES/UFES), disponibiliza à sociedade, acesso ao ensino superior público de qualidade e gratuito.

A UFES mantém o compromisso com a inserção regional contribuindo para o desenvolvimento da Região Norte Capixaba, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais, diminuindo as desigualdades de oferta de vagas no ensino superior público.

Neste sentido, o CEUNES/UFES, neste ano de 2015, três processos seletivos para o ingresso em seus cursos de graduação no semestre 2015/1. O primeiro deles, o VestUFES, preencheu 50% das vagas ofertadas e foram ofertadas vagas nos cursos de Engenharia Quimica, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Enfermagem, Agronomia, Ciências Biológicas (Bach.), Pedagogia, Matemática Industrial e Farmácia. O segundo processo seletivo permitiu o remanejamento de candidatos suplentes em outros cursos para aqueles ofertados pelo CEUNES/UFES. Por último, realizou um Processo Seletivo Extraordinario (PSSEx-UFES), que ofereceu as vagas não ocupadas no VestUFES por meio de um processo seletivo simplificado. Neste último, os candidatos concorreram as vagas somente com as notas do ENEM.

Os resultado alcançados no PSSEx-UFES foram surpreendentes e contribuíram para consolidar a presença da Universidade no Norte do Estado e, sobretudo, mostrar que os estudantes da região podem concorrer em igualdade de condições com os demais.

Foram 2.235 candidatos para 185 vagas ofertadas nos cursos de Enfermagem, Agronomia, Ciências Biológicas Bacharelado, Pedagogia, Matemática Industrial e Farmácia, elevando a concorrência média de 1,97 do VestUFES para 12,1 no PSSEx-UFES.

O curso mais concorrido foi o de Enfermagem, com 17,81 candidatos por vaga, seguido pelos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas (16,70), Agronomia (15,0), Farmácia (13,07), Pedagogia (10,14) e a Matemática Industrial, com 6,35 candidatos por vaga.

Candidato/Vaga no Processo Seletivo Extraordinário (PSSEx)

Outro aspecto importante, é a origem dos inscritos no PSSEx-UFES. Dos 2.235 candidatos inscritos, 1621 candidatos são do Espírito Santo, 211 de Minas Gerais, 100 da Bahia, 65 de São Paulo, 42 do Pará, 36 do Rio de Janeiro e o restante das demais unidades da Federação.

Feita a seleção, as matriculas foram realizadas e os resultados da ocupação das vagas é o seguinte:

1. Dos alunos matriculados, 91% são capixabas, 7% baianos e 1% mineiros e cariocas.

Origem dos Matriculados por Estado (PSSEx)

1. O município de São Mateus teve a maior quantidade de alunos matriculados, 49%, seguidos por Conceição da Barra, com 7%, e os municípios de Nova Venécia e Pedro Canário, ambos com 4%.

Origem dos Matriculados por Municipios do ES (PSSEx)

“O resultado final dos processos seletivos realizados para o preenchimento das vagas ofertadas pelo CEUNES/UFES permitiu uma ocupação de 82% da oferta. A contribuição dos meios de comunicação (rádio, TV, imprensa escrita e redes sociais) foi fator fundamental para seu sucesso. Em um curto espaço de tempo, a informação se difundiu junto à sociedade e alcançamos uma abrangência no Norte do ES que ainda não havíamos experimentado”, nos informa a Secretária de Relações Institucionais e Diálogo com a Comunidade do Ceunes/Ufes, Thays Martins Rodrigues.

Segundo o Diretor do Campus, Professor Roney Piganton da Silva, “esse alcance permitiu a participação dos estudantes da região no processo seletivo. Com base nos registros das notas ENEM dos inscritos no PSSEx, concluímos que os estudantes da Norte do ES estão preparados para concorrer às vagas da Universidade e que nossos professores do Ensino Médio estão fazendo um bom trabalho na preparação dos alunos para o ENEM e, conseqüentemente, para a Universidade. Precisamos apenas dar os incentivos certos e socializar a informação de que a UFES está presente no Norte, trazendo um ensino superior de qualidade, gratuíto e acessível a todas as camadas da sociedade. Apresentamos assim, uma oportunidade de mudança do ambiente em que estamos inseridos como instituição, e do ambiente em que cada aluno, individualmente, está inserido. A contrapartida necessária à Universidade é, tão somente, a dedicação e afinco para o estudo por parte de nossos estudantes”.