Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Estudantes de Vitória, Alegre e São Mateus representam a Ufes em competição nacional

Entre os dias 14 e 16 de julho, os times Enactus Ufes Vitória, Enactus Ufes Alegre e Enactus Ufes São Mateus participarão do Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) 2020, competição que visa apresentar, anualmente, soluções empreendedoras que combatam os mais diversos desafios do país. Um dos temas principais deste ano será o cenário da COVID-19 e o que a Rede Enactus tem feito para minimizar os impactos da pandemia na sociedade. Devido ao isolamento social imposto pelo novo coronavírus, o Eneb 2020 será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Enactus Brasil no Youtube(link is external), das 14 às 20 horas.

O evento vai proporcionar lives, encontros de líderes e trocas de experiências virtuais aos 120 times de 21 estados brasileiros participantes e a qualquer pessoa interessada em empreendedorismo social. Nas competições, os times terão 12 minutos para apresentar seus projetos, que devem estar alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os ODS, estão alinhados a esta iniciativa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades (ODS 3); alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (ODS 5); promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos (ODS 8) e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10).

Os times Enactus Ufes Vitória e Enactus Ufes Alegre vão competir com outras 38 equipes na Liga Principal e o campeão nacional representará o Brasil na Enactus World Cup, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, na Holanda. Já o Time Enactus Ufes São Mateus competirá na Liga Rookie, destinada às equipes que estão estreando no evento nacional.

A programação completa do Eneb 2020 pode ser conferida por meio do link http://www.enactus.org.br/eventos-nacionais/evento-nacional-2020/agenda/(link is external).

Enactus Ufes Alegre

Primeiro Time Enactus do Espírito Santo, a equipe do sul do estado tem como objetivo impactar e levar empoderamento contínuo, por meio da realização de projetos de excelência. Tendo essa missão em vista, os estudantes apresentarão à Rede o projeto Mulheres Empreendedoras do Querosene – Meique(link is external), cujas ações acontecem no Morro do Querosene há cerca de um ano.

O intuito das atividades do projeto é empoderar e capacitar mulheres na produção de sabão ecológico, feito a partir do óleo residual de cozinha, com a finalidade de gerar renda para as famílias participantes e desenvolver novas empreendedoras na comunidade, além de impactar positivamente o meio ambiente por meio da correta reciclagem do óleo utilizado.

Em sua estreia no Eneb, em 2017, os estudantes do campus de Alegre dividiram com alunos da Universidade de São Paulo (USP) o primeiro lugar no Desafio Universitário Inpev, iniciativa na qual as equipes apresentaram propostas para uma nova visão sobre as centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

“Estou muito contente com o trabalho que meu Time e a Rede vêm desenvolvendo, principalmente nesse período de pandemia. Será o quarto ano que participo do Eneb e sempre me surpreendo com o conteúdo e com as trocas entre os times e as empresas. Neste ano, teremos a oportunidade de permanecer conectados mesmo com o distanciamento físico, e isso é muito bom, pois nos renova para seguirmos desenvolvendo nossos projetos”, relata a estudante de Engenharia de Alimentos Larissa Zago, presidente do Time Enactus Ufes Alegre.

A equipe recebe orientação das professoras Damaris Guimarães (Departamento de Engenharia Rural) e Larice Nogueira (Departamento de Computação). Para saber mais sobre as ações do Time, basta acessar o link https://linktr.ee/enactusufes.alegre(link is external).

Enactus Ufes Vitória

A equipe reúne estudantes dos campi de Goiabeiras e de Maruípe e tem como missão potencializar vidas em vulnerabilidade social e promover visão empreendedora, autonomia e melhoria das condições de vida das comunidades do Espírito Santo. O time, que recebe mentoria da professora Miriam de Magdala, do Departamento de Engenharia de Produção, vai competir com o projeto Pequenos Negócios, Grandes Mulheres (PNGM), no qual trabalha a problemática da violência contra a mulher. A ação acontece na comunidade de São Pedro, em Vitória, em parceria com o projeto de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento à Violência, e busca levar capacitações para potencializar as mulheres, tornando-as independentes financeiramente.

O Time Enactus Ufes Vitória também participará do Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, em que estudantes e acadêmicos de todo o país são convidados a expor suas experiências acerca do empreendedorismo social. A equipe submeterá um artigo científico, tratando do tema de inovação e tecnologia, e dois relatos, versando sobre negócios sociais e políticas públicas.

Em julho de 2019, com quatro meses de existência, o time foi campeão nacional da Liga Rookie, tornando-se a equipe mais nova a vencer na modalidade. “O Time vem de um ano cheio de conquistas e de muita luta, até mesmo contra os impactos da pandemia nas comunidades em que atuamos. O Eneb é um momento único, uma competição sadia, onde podemos mostrar para a Rede a diferença que nossos projetos vêm fazendo. Fico feliz de ver a forma como a organização do evento contornou a crise, trazendo a competição para o meio virtual. O reconhecimento de nossos esforços pode ser só uma das consequências”, analisa o estudante de Engenharia de Produção Jules Canal, diretor de Recursos Humanos da equipe.

Para conhecer mais sobre o Time, basta acessar o link https://linktr.ee/enactus.ufesvitoria(link is external).

Enactus Ufes São Mateus

Os estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) têm como propósito a geração de impacto social e o desenvolvimento sustentável para as comunidades de São Mateus. O projeto escolhido para estrear no Eneb foi o Ensina-me, no qual a equipe desenvolve soluções para problemas como a necessidade do letramento básico. A professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas Débora Kavalek é a conselheira da equipe nesta ação.

“Estou bastante ansioso e com expectativas bem altas em relação ao evento. Como vai ser nossa primeira participação, vejo como grande oportunidade de mostrar nossos trabalhos para outras Enactus e ganhar um pouco mais de visibilidade na Rede e no nosso campus. O Time trabalhou muito para desenvolver os projetos e, mesmo na quarentena, estamos adaptando nossas ações, sempre tentando impactar positivamente”, diz o estudante de Engenharia da Computação João Marcos Tavares, presidente do Time Enactus São Mateus.

Para acompanhar as ações da equipe, siga o perfil @enactussm no Instagram.

 

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Divulgação
Edição: Thereza Marinho

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540