Estudantes de Engenharia de Produção visitam o Café Duarte em São Mateus.

Com o início do segundo semestre de 2023, os alunos do curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo Prof. Thiago Padovani Xavier, tiveram a primeira visita técnica da disciplina de Diagnóstico de Processos Produtivos I (2ºP).

O conjunto de disciplinas de Diagnóstico de Processos Produtivos (DPP1, DPP2, DPP3 e DPP4) é um diferencial na formação dos discentes do curso de Engenharia de Produção no Campus São Mateus, pois além de proporcionar atividades práticas aos discentes ainda pode oportunizar a integração da universidade com a sociedade pela prática da extensão universitária.

Sendo assim, na última quarta-feira do mês de agosto, fomos gentilmente recepcionados pelos gestores da empresa Café Duarte, Ronaldo Torezani e Grazielle Torezani.

O café Duarte, fundado em 1951, se estabeleceu em São Mateus, Região do porto pelo Sr. Othovarino Duarte Santos. Em 1969, o café Duarte foi adquirido pelo casal Elvídio Izaías Torezani e Maria da Silva Torezani que se mudaram de Colatina para São Mateus para se dedicar exclusivamente ao empreendimento adquirido. Em 1996 foi lançada a segunda marca no mercado, o Café Cricaré, configurando uma homenagem a acolhedora São Mateus, de quem o Café Duarte se orgulha por fazer parte da história.

Atualmente, sob a administração de Ronaldo Torezani, um dos filhos do casal, a indústria atende ao norte do Espírito Santo e Sul da Bahia e conta com um ambicioso plano de expansão. Hoje o café Duarte é uma marca conceituada, inspira tradição e qualidade. Um de seus lançamentos mais promissores foi da linha Gourmet no ano de 2021, a empresa começou a trabalhar sua linha de Cafés Premium de 80 pontos, ganhando visibilidade no ano de 2023. Sendo premiada consecutivamente pelo prêmio Gazeta Empresarial, como a mais lembrada pelos consumidores de café na região. Com o Selo de Pureza da ABIC a Associação Brasileira da Indústria de Café, a empresa oferece credibilidade e originalidade aos apaixonados pelo verdadeiro café.

Já nas modernas instalações da Torezani Cafés do Brasil LTDA, recém-inauguradas, localizadas no Avenida Industrial Sterwesson Bigossi de Oliveira, SN - Fábrica, São Benedito, São Mateus, ES, os alunos foram guiados para visualização completa do processamento do café desde o recebimento até a embalagem e expedição. Durante a visita, o Sr. Ronaldo Torezani, engenheiro mecânico de formação, explicou todo o funcionamento dos equipamentos, e sua automação, que fazem com que a processo seja lean, eficiente, eficaz e efetivo.

Ao final da visita, fomos presenteados com uma sessão de degustação no setor dos cafés especiais. A Torezani Cafés do Brasil LTDA  é empresa conveniada com a UFES para a oferta de campo de estágio. Atualmente conta com um estagiário de processos, do curso de engenharia de produção