Comunidade acadêmica da Ufes escolhe nomes para a reitoria nesta quarta, 8.

A comunidade acadêmica da Ufes se mobiliza nesta quarta-feira, 8, para escolher os nomes que ocuparão o cargo de reitor/reitora e vice-reitora da Ufes para o quadriênio 2024-2028. A votação ocorrerá por meio de urna eletrônica das 7 às 21 horas nos campi da Ufes em Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus; e das 7 às 18 horas na unidade da Ufes em Jerônimo Monteiro

Cerca de 29.500 pessoas – entre estudantes, servidores técnico-administrativos e professores – estão aptos a participar da pesquisa. Poderão votar todos os professores, técnicos administrativos e estudantes regularmente matriculados na graduação presencial e a distância, na pós-graduação (doutorado e mestrado), na residência médica e residência multiprofissional. O voto é facultativo.

Conforme define a Resolução CUN/Cepe/CCUR/Ufes nº 2, de 11 de setembro de 2023, o participante da pesquisa deverá se identificar em sua seção receptora de votos mediante apresentação de documento de identificação, com foto, expedido por órgão oficial. Veja aqui onde votar.

Para que estudantes que fazem uso de nome social no âmbito da Ufes possam se identificar em suas respectivas seções eleitorais, a Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE), com o apoio das chapas inscritas no pleito e da Administração Central da Ufes, propôs a confecção de um documento de identificação com foto exclusivo. Para gerar o documento, o estudante deve preencher um formulário anexando os seguintes documentos: identidade estudantil obtida no portal do aluno; foto 3x4 (pode ser uma selfie com celular na vertical, com fundo neutro, enquadrando rosto e ombros) e declaração de uso de nome social emitida pela Ufes.

O documento estará disponível para retirada em até um dia útil após o envio do formulário, no campus selecionado durante o preenchimento, nos seguintes locais: em Goiabeiras, na Diretoria de Ações Afirmativas da Propaes, terça e quarta-feira, das 10h às 19h; em Maruípe, na Secretaria do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na terça-feira, das 8h às 16h, e na quarta-feira, das 8h às 12h; em Alegre, na Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (Sasas), terça e quarta-feira, das 8h às 17h; e em São Mateus, na Secretaria Única de Graduação São Mateus (Sugrad), terça e quarta-feira, das 7h às 21h.

Candidatos

Concorrem à reitoria da Ufes duas chapas: a chapa 10, que tem como candidato a reitor o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, e como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes Victor; e a chapa 20, liderada pela professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, tendo como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Serviço Social Maria Lúcia Teixeira Garcia.

O resultado oficial da pesquisa eleitoral será divulgado no dia 9 de novembro pela CCPE, que é composta por representantes dos Conselhos Superiores e dos três segmentos acadêmicos.

Todas as informações sobre a pesquisa eleitoral estão disponíveis no site https://pesquisareitor.ufes.br/.

Orientações para a votação:

- Cada participante da pesquisa tem direito a votar uma única vez. Caso um mesmo participante da pesquisa possua mais de uma vinculação com a Universidade, o seu direito de voto será exercido nas seguintes condições: o professor que também for estudante ou servidor técnico-administrativo votará como professor; o servidor técnico-administrativo que também for estudante da Universidade votará como servidor; o estudante cadastrado e ativo em mais de um curso votará apenas uma vez, levando-se em conta a matrícula mais antiga; o professor que tiver mais de uma vinculação docente na Ufes votará apenas uma vez, levando-se em conta sua vinculação mais antiga. Não haverá voto por procuração ou por correspondência.

- Os participantes da pesquisa poderão permanecer na seção receptora de votos somente durante o tempo estritamente necessário para o exercício do voto.

- Não será permitida, no dia da pesquisa, a afixação e a distribuição de material de propaganda de candidato e de chapa no recinto da seção receptora de votos, bem como no prédio onde ela estiver localizada.

- A ordem de votação é a de chegada do participante da pesquisa à sua seção receptora de votos; o participante da pesquisa deve se identificar em sua seção receptora de votos com a apresentação de documento de identidade, com foto, expedido por órgão oficial;

- Serão considerados documentos de identidade: a) cédula de identidade emitida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiro Militar; b) cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade brasileira; c) cédula de registro de classe/categoria que por força de lei federal tenha validade como documento de identidade; d) Carteira Nacional de Habilitação, com foto; e) identidade funcional da Ufes; f) Documento expedido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes) ou órgão equivalente, com identificação do nome social, números de matrícula, RG e CPF, com foto, para os membros da comunidade que façam uso de nome social no âmbito da Ufes.

- Após a votação, o participante da pesquisa receberá de volta seu documento de identificação.

A comissão ressalta que cada urna eletrônica comporta dez mil eleitores, mas buscando minimizar a fila e dar melhor comodidade aos participantes da pesquisa, cada seção atenderá aproximadamente mil eleitores.

Texto: Thereza Marinho