Comunicação Plantio de Mudas no campus São Mateus.

A Diretoria de Infraestrutura Setorial Norte (DIN), em colaboração com a direção do Jardim Botânico Palmarum (JPB), gostaria de fazer um importante pedido à comunidade acadêmica do CEUNES: solicitamos que o plantio de mudas no campus seja conduzido em cooperação com representantes da DIN e do JBP.

Nós valorizamos e apoiamos as iniciativas de plantio de novas mudas e reconhecemos todos os benefícios que as árvores proporcionam ao nosso Centro. Elas desempenham um papel fundamental na regulação térmica, no isolamento acústico, na redução da ação do vento, na prevenção da erosão e do desgaste do solo, na diminuição da poluição, no fornecimento de alimento e abrigo para a fauna, na promoção da conservação da biodiversidade e na conexão entre a natureza e os seres humanos, trazendo benefícios psicológicos comprovados.

No entanto, é importante destacar que o plantio sem um planejamento adequado pode acarretar danos ao sistema hidráulico, elétrico e lógico do CEUNES. Além disso, a longo prazo, pode comprometer as estruturas prediais próximas às árvores, como a queda de galhos e folhas que podem obstruir as calhas dos prédios ou causar danos à fiação elétrica.

Portanto, pedimos que contem conosco para garantir que o plantio de mudas seja realizado de forma cuidadosa e planejada, levando em consideração a preservação de nossas infraestruturas e a segurança de todos.

Agradecemos profundamente pela colaboração.