Com melhorias na estrutura, Biblioteca Setorial Norte será reinaugurada.

A Biblioteca Setorial Norte, localizada no campus de São Mateus, será reinaugurada nesta quinta-feira, 6, às 9 horas, após passar por reformas estruturais. O evento terá a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas, e de autoridades do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

As obras duraram 10 meses, período em que o espaço ficou fechado. Segundo a diretoria de Infraestrutura do Ceunes, Natália de Oliveira, foram realizadas substituição, tratamento e pintura de perfis metálicos danificados; retirada do gradil e instalação de painel de vidro em veneziana; instalação de cobertura em policarbonato e bebedouros; montagem de calhas; pinturas do espaço interno e das estantes; readequação elétrica; tratamento de infiltração; e manutenção de ar-condicionado. O investimento total foi de R$ 530 mil, provenientes do orçamento da Ufes.

Para o diretor do Ceunes, Luiz Antonio Filho, a reinauguração é um "presente" para os estudantes veteranos e para os ingressantes deste semestre. "A reforma foi aguardada por muitos anos. As melhorias trarão mais qualidade tanto para os usuários quanto para a preservação dos livros", disse.

Segundo ele, as obras não foram realizadas anteriormente por conta dos sucessivos cortes no orçamento da Ufes nos últimos anos. A tendência, agora, de acordo com o diretor, é que mais reformas na estrutura da biblioteca continuem a ser realizadas. "Além da necessidade de melhorias na rampa de acesso, pretendemos melhorar o ambiente interno, com mais espaços para leitura e até mesmo para descanso, sem comprometer a qualidade e as peculiaridades do ambiente", afirma.

A Biblioteca Setorial Norte foi inaugurada em 1991, ainda na antiga sede do campus, no Prédio Sagrada Família, localizado no centro de São Mateus. Em 2005, o espaço foi transferido para a atual sede do Ceunes, no bairro Litorâneo.

Texto: Leandro Reis

Edição: Camila Fregona