CEUNES LANÇA ALMANAQUE PARA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ.

A gravidez na adolescência é considerada como um acontecimento precoce e na maior parte das vezes não foi planejada, ocasionando sérias implicações para o menino e a menina, como por exemplo, o afastamento das tarefas escolares, riscos para a saúde da mãe e para o feto, conflitos com a própria família, além disso, os sonhos desses adolescentes que são tão importantes e que acabam ficando em segundo plano.

Segundo o Ministério da Saúde (2019), a taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas que envolve criação de Políticas Públicas, bem como o envolvimento de toda sociedade, levando em conta a realidade de cada região.

Em relação a Políticas Públicas, foi instituída a Lei nº 13.798/2.019, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Como a UFES tem a missão de gerar avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais e sociais, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, entre outras, foi desenvolvido o almanaque “Lendas e histórias de gravidez na adolescência em uma comunidade Quilombola”. Esse almanaque contém duas histórias inspiradas nas narrativas de adolescentes resistentes em uma comunidade Quilombola do Norte do Estado do Espírito Santo, além de informações para evitar a gravidez na adolescência contidas no “Você Sabia” e “Passatempo”.

Esse material educativo é fruto de um projeto de pesquisa de Iniciação Científica dos acadêmicos de Enfermagem do CEUNES José Marcos Amabiles Pazini e Aline Pestana Santos, coordenado pela professora Drª Adriana Nunes Moraes Partelli do Departamento de Ciências da Saúde.

O almanaque está disponível gratuitamente pelo link http://repositorio.ufes.br/handle/10/11667