Cartilha orienta familiares sobre os cuidados do bebê prematuro no domicílio.

O bebê prematuro, geralmente necessita de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde recebe cuidados específicos para continuidade de seu crescimento e desenvolvimento. O processo de internação e cuidados desenvolvidos na UTIN, configura-se como um evento estressante, gerador de inúmeros sentimentos nos cuidadores, principalmente nas mães, como medo, ansiedade, além de diversas dúvidas a respeito do prognóstico e do cuidado que será exercido no domicílio após a alta hospitalar. Diante disso foi desenvolvido a Cartilha de cuidados com o recém-nascido prematuro: desmistificando o cuidar no domicílio.

Esse material educativo é fruto de um Trabalho de Conclusão do Curso da graduanda em Enfermagem Isabela Lorencini Santos tendo como orientadora a Profª Drª Adriana Moraes Nunes Partelli.

A cartilha aborda temas como amamentação, cuidados no banho do recém-nascido prematuro, construção de vínculos afetivos, manutenção da saúde do recém-nascido prematuro: cuidados para a prevenção de infecções, rede de apoio familiar/social: auxílio à dinâmica familiar após a alta hospitalar além de conteúdo científico complentar com o “Você Sabia?”

A cartilha também visa contribuir com os profissionais de saúde podendo ser utilizado como material complementar para a educação em saúde no preparo para a alta hospitalar, promovendo maior segurança e empoderamento das famílias na prestação do cuidado.

Abaixo segue o link do vídeo apresentado na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, tendo patrocinio a FAPES. Esse vídeo aponta a relevância desse material para a sociedade em geral. https://youtu.be/Hy0JH2UhYG0

A cartilha está disponível no link http://repositorio.ufes.br/handle/10/11666

Venha conferir!