A Bioquímica no Contexto Escolar: Um novo olhar para o ensino de Bioquímica no Ensino Médio.

Este Manual surgiu a partir de uma inquietação da Profa. Érica da Cunha Maciel Milanez, em virtude da complexidade e abstração dos conteúdos bioquímicos ministrados aos estudantes do Ensino Médio no estado do Espírito Santo.

A ideia surgiu ao longo do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) de Érica, a partir da sua experiência em sala de aula, quando vem observando, ao longo do tempo, as dificuldades dos alunos em reconhecer quais nutrientes estão presentes nos alimentos, qual a sua função no organismo, qual a relação da alimentação com a qualidade de vida e a distinção das substâncias inorgânicas e orgânicas.

O livro, publicado em formato de e-book, consiste em um Manual contendo oito atividades práticas investigativas referentes aos conteúdos bioquímicos “substâncias inorgânicas: água e sais minerais” e “substâncias orgânicas: vitaminas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas” e tem como intuito fornecer ao professor de Biologia um material que seja adequado para o processo de ensino aprendizagem. A obra está disponível, gratuitamente, no site da editora, no endereço https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5062.

A autora Érica da Cunha Maciel Milanez e seus orientadores de mestrado, Profa. Débora Barreto Teresa Gradella e Prof. Marco Antônio Andrade de Souza trazem neste manual uma proposta de trabalho diferenciado, envolvendo metodologias investigativas que contribuem para a autonomia do estudante do Ensino Médio.