Apresentação relatório estágio na COOPESMA.

Na última quinta-feira (11/08/2022), o discente do curso de Engenharia de Produção, Matheus de Jesus Amorim, sob a supervisão do Prof. Thiago Padovani Xavier, apresentou os resultados do seu estágio em Mapeamento de Processos da COOPESMA em São Mateus-ES.

A apresentação dos resultados do estágio, iniciado em 2021, contou com a presença dos funcionários da COOPESMA, entre eles a Diretora pedagógica, Zenilza Pauli, membros do atual conselho administrativo da cooperativa e o ex-Presidente do conselho (gestão 2020-2021), Gelson Nico.

A COOPESMA, que atualmente mantém a Escola Alternativa “Lago dos Cisnes”, é a 1ª Cooperativa Educacional do Espírito Santo, tendo sua primeira aula no dia 1º de março de 1993, nas dependências da então CEUNES, Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo, onde funcionou provisoriamente.

Funcionando à base do cooperativismo, sem fins lucrativos, a Escola Alternativa caminha firme em busca de seus propósitos com vistas à oferta de ensino de excelência a um custo justo, seguindo sempre as diretrizes definidas em Assembleia Geral dos Associados. Sendo os associados os próprios pais dos educandos que se organizam como membros dos conselhos administrativo, financeiro e de pais da cooperativa.

Em 2022 a Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma) decidiu implementar em seu currículo o Projeto Jovem Coopreendedor, uma idealização do Sistema OCB/ES em parceria com o Sebrae/ES, que baseia-se nos quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, publicado em 2010 pela Unesco, em que define a importância da educação e seus principais desafios. Outra iniciativa de sucesso é implementação do projeto Cooperativa Mirim, em parceria com o SICOOB Sistema OCB-SESCOOP/ES, em que as crianças e jovens são treinados e encorajados a coordenar, planejar e elaborar todo o processo na criação de uma cooperativa, tendo como foco um produto na forma de bem manufaturado ou um serviço específico.

Ao final da apresentação a Diretora Pedagógica, Zenilza Pauli, expôs a satisfação em ter parceria com a UFES e lembrou que anualmente recebe estagiários da área da educação, mas que da área de gestão é a primeira experiência. A Sra. Adriana Recla (assistente adm) lembrou também que o estagiário, Matheus, conseguiu auxiliar o setor financeiro/administrativo da escola em planejamentos internos visando a melhoria contínua.

Finalizando os trabalhos, o Prof. Thiago agradeceu a receptividade e ressaltou a importância dessa aproximação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. O Prof. Thiago ainda reafirmou o compromisso da Universidade com a sociedade mateense e colocou o curso de Engenharia de Produção à disposição para novos projetos e parcerias, com a interlocução da Coordenadora do curso, Profa. Katia Eiras e demais docentes.