Alunos do curso de Engenharia de Petróleo do Ceunes são premiados no Projeto CARO da FGV Energia

O Projeto CARO teve seu edital aberto em agosto de 2020 e surgiu com a motivação de contribuir para a flexibilização e simplificação da agenda regulatória do ambiente onshore de exploração e produção de petróleo e gás no país.

Os alunos Fellipe Augusto, Gerson Garcia e Maria Eduarda Artuso do 8° período do curso de Engenharia de Petróleo do Ceunes submeteram o projeto "Redução da alíquota de royalties com base no porte da empresa e produção de BSW".

A proposta que ficou na segunda colocação no Projeto CARO e recebeu um prêmio no valor de R$5000, consiste em sugerir uma redução para alíquota mínima de royalties para empresas de pequeno porte (5%) e para empresas de médio porte 7,5%. O BSW(sediments and basic water) surge como diferencial, onde para campos operados por médias empresas que possuem seu índice maior ou igual a 95% também é possível a redução para a alíquota de 5%, neste caso, após a avaliação e aprovação do plano de desenvolvimento, que deve conter, além de outros, os valores que serão economizados com a redução dos royalties e como eles serão reinvestidos no campo contemplado.

Os resultados dos projetos serão entregues à ANP, a fim de tornar a agenda regulatória proporcional à realidade do setor.

Segue o link das apresentações do projeto: