Gestão 2006 - 2010

Prof. Manoel Carlos Barbosa Silva - Vice-Diretor

Email: manoelsilva [at] ceunes.ufes.br

vicediretor [at] ceunes.ufes.br

HISTÓRICO, METAS, VALORES E PRINCÍPIOS NORTEADORES, PRINCÍPIOS ACADÊMICOS E PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS PARA A GESTÃO DO CEUNES

2006 - 2010

1. Breve Histórico: da CEUNES ao CEUNES

Em 04 de abril de 1990 por meio da Decisão nº. 11/90, o Conselho Universitário da UFES aprovou o Plano de Interiorização no Norte do Espírito Santo (PINES) criando a Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo (a CEUNES), em São Mateus, ES com 5 (cinco) cursos de licenciatura: Matemática, Educação Física, Letras, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Em 20 de janeiro de 2000, por meio da Resolução nº. 03/2000 do Conselho Universitário, a Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo foi transformada em Pólo Universitário de São Mateus (POLUN) onde atualmente continuam em funcionamento os cursos de graduação em Matemática e Educação Física, sob responsabilidade acadêmica, respectivamente, dos Centros de Ciências Exatas e de Educação Física e Desportos.

Em 2005, a Resolução nº. 01/2005 dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES, aprovou o Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da UFES, criando o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (o CEUNES), como a décima unidade de sua estrutura, com 9 (nove) cursos de graduação, a saber: Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Agronomia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia e Matemática, criados pela Resolução nº. 44/2005 do Conselho Universitário da UFES.

Finalmente, de acordo com a Resolução nº.16/2006 do Conselho Universitário da UFES, o Pólo Universitário fica subordinado administrativamente ao CEUNES até a conclusão das atuais turmas dos cursos de Matemática e de Educação Física, sendo extinto após a conclusão.

2. Metas do CEUNES: 2006-2010

2.1 Construção dos prédios previstos no Projeto Original do CEUNES (ver maquete);

2.2 Construção da infra-estrutura básica do Campus CEUNES;

2.3 Dotar todos os cursos de graduação do CEUNES, criados no projeto original de todos os laboratórios básicos;

2.4 Reconhecer todos os cursos de graduação implantados

2.5 Criar pelo menos um Programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu);

2.6 Mudar da se provisória para o novo Campus;

2.7 Construir uma proposta de regimento do CEUNES com abrangência até 2010;

2.8 Construir o planejamento estratégico do CEUNES com abrangência até 2010;

2.9 Criar condições que viabilizem, junto ao Governo Federal, a lotação de pessoal docente e técnico administrativo em educação, nos    termos de nosso projeto, necessários a consolidação do CEUNES.

3. Valores e Princípios Norteadores do CEUNES

3.1 Lema: Trabalho e Competência;

3.2 Cores: Amarelo (BB) e Azul (CEF);

3.3 Logomarca;

3.4 Texto formato Padrão.

Todo texto oficial do CEUNES deverá estar compilado dentre de uma formatação que considere os seguintes elementos: logomarca, brasão da República, brasão da UFES como fundo e central na página, letra tahoma de tamanho 12 e endereço completo no rodapé.

4. Princípios Acadêmicos

4.1 Cada professor trabalhará na orientação de 10 (dez) alunos em projetos de iniciação científica de modo que todo aluno do CEUNES após completar as atividades do primeiro período do seu currículo esteja nessa condição;

4.2 Cada professor deverá desenvolver o Plano de Ensino das Disciplinas sob sua responsabilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

5. Princípios Administrativos

5.1 Atualização do currículo na plataforma lattes anualmente até o mês de março;

5.2 Adoção de ponto eletrônico diário para servidores técnicos administrativos em educação e controle de frequência para os docentes;

5.3 Em caso de greve, o ponto dos servidores será encaminhado ao DRH com código específico.

Em 11 de agosto de 2006 e 19 de janeiro de 2007.