Visita técnica à ACP Móveis em Linhares-ES

No último dia 07/02/2022, o Prof. Thiago Padovani Xavier e a discente Bionda Barbosa Loureiro realizaram uma visita técnica às instalações de manufatura da ACP Indústria de Móveis Ltda.

A ACP Móveis está no mercado desde 1986, com um crescimento significativamente expressivo, conta hoje com estruturas modernas, com uma área construída de 32.000 m², e 125.000 m² de área total, localizada no Polo Moveleiro de Linhares - ES.

Segundo a Sindimol, atualmente, o Arranjo Produtivo de Móveis de Linhares é um dos principais do Estado, composto pelos municípios de Linhares, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Pinheiros, Boa Esperança, Pedro Canário, Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré, Sooretama e Rio Bananal, e envolve cerca de 74 empresas – sendo a parte mais representativa voltada ao segmento de móveis retilíneos seriados (dormitórios, salas e cozinhas).

Já nas dependências da empresa, os visitantes foram cordialmente recepcionados pela equipe de RH, SST e Produção, Edilene Ramos Depizol Barbosa, Daniely Gomes da Silva, Mayra Pessotti, Gabriele da Silva Oliveira e Leonardo José Santos de Souza.

Na sequência os visitantes seguiram pelas instalações da empresa, quando foi possível visualizar em tempo real todos os processos envolvidos na atividade de produção dos móveis da ACP, desde o recebimentos das placas de MDF até a embalagem.

A prática da visita técnica, compõe parte importante do escopo do curso de Engenharia de Produção do Campus São Mateus, figurando um diferencial na formação dos discentes e futuros engenheiros.

O Prof. Thiago agradeceu a recepção da discente Bionda B. Loureiro, que atualmente realiza atividades práticas na empresa referente ao conteúdo programático da disciplina de Diagnóstico de Processos Produtivos I, ofertada pelo DET/CEUNES/UFES ao curso de Engenharia de Produção do Campus São Mateus.

É de extrema importância que haja esse contato dos futuros engenheiros de produção com o setor produtivo, cabendo ressaltar o papel fundamental deste profissional nas várias atividades industriais do país.

Ao final da visita, o Prof. Thiago, ao se reunir novamente com a equipe de RH, SST e Produção, sugeriu que a ACP firmasse convênio de estágio com a UFES, sendo bem recebida a sugestão com confirmação da disponibilidade da empresa em receber os estudantes da UFES.