Visita à OPEP, UNIDO e Academia Anticorrupção (Áustria)

Professor do CEUNES (Andreas Nascimento) realizou, em outubro de 2019 na Áustria, visita à OPEP e UNIDO (respectivamente Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), e encontro na Academia Internacional Anticorrupção (IACA).

A OPEP, fundada em 1960, está sediada na cidade de Viena (Áustria), possuindo hoje 14 (quatorze) países membros ativos. Dentre diversas ações chave, eventos/seminários são realizados em suas instalações, direcionando o relatório anual World Oil Outlook e briefing mensal, além de possuírem ações sociais através da sua Fundação para o Desenvolvimento Internacional (OFIC).  Possuem oportunidades para estudantes, Professores e Pesquisadores, com ações específicas para nacionais de países membros. Estão disponíveis e receptivos a profissionais de outras nacionalidades, como é o caso do Brasil, se estendendo assim para possíveis interessados da UFES.

Já a UNIDO, também sediada em Viena, é a agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva, e a sustentabilidade ambiental. Também está sediada em Viena. A UNIDO possui intensa relação com o Instituto onde o Prof. Andreas Nascimento realiza seu Pós-doutorado, o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), além de abrigar a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

O encontro realizado na Academia Internacional Anticorrupção (IACA), sediada na cidade de Laxenburg (Áustria), foi pautado pelo interesse do IACA em estreitar relações acadêmicas, interessados em programas internacionais e abertos para receber pesquisadores brasileiros. Anualmente, além do Mestrado, oferecem um programa concentrado através do Summer School, e entendem ser possível viabilizar uma próxima chamada em colaboração com a UFES.

Em termos de oportunidades, em todas as instituições mencionadas, existe espaço para colaboração, desenvolvimento cientifico-tecnológico, além de capacitação e aprimoramento profissional, em diferentes níveis.

Acessos: www.opec.org - www.ofid.org - www.iiasa.ac.at - www.iaca.int - www.iaea.org - www.unido.org