UFES se destaca em Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil.

No Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil, realizado em Sertãozinho/SP entre os dias 18 e 20 de julho de 2023, a equipe do Laboratório de Mecanização Agrícola e Defensivos Agrícolas (LMDA/Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), se destacou ao apresentar sete trabalhos sobre a temática “Tecnologia de Aplicaçção de Defensivos a Fertilizantes Agrícolas por meio de drones”. Vale destacar que 60% dos trabalhos selecionados para aperesentação oral foram da equipe do LMDA/Ceunes/Ufes.

O evento, que busca fomentar a geração de conhecimento no setor da aviação agrícola, contou com o recorde de 12 pesquisas acadêmicas em disputa. A participação ativa da Ufes demonstrou o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

Dois trabalhos do LMDA/Ceunes/Ufes receberam reconhecimento especial: "Qualidade da pulverização com aeronave remotamente pilotada na citricultura", de Thales Gomes dos Santos, João Guilherme Pereira Nunes e do professor Edney Leandro da Vitória, conquistou premiação do segundo lugar, enquanto a pesquisa "Controle da mancha de phoma em aplicações utilizando aeronaves remotamente pilotadas em Coffea arabica", dos professores Edney Leandro da Vitória (Ufes) e César Abel Krohling (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper), recebeu a Menção Honrosa - Destaque Inovação Tecnológica.

O professor Edney Leandro da Vitória, Coordenador da delegação capixaba, ressaltou a importância que a Ufes atribui à inserção de tecnologias aeroagrícolas no trabalho de campo no Estado, o que justifica a participação ativa e destacada da Universidade no Congresso. O prêmio recebido no congresso será utiizado para adquirir novos equipamentos para o Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas, contibuindo para o avanço das pesquisas na instituição.