Ufes integra comitê estadual que monitora chegada do óleo a praias do Espírito Santo

A Ufes está participando do comitê estadual que prepara um plano de ação para o caso de o óleo que atinge as praias do Nordeste chegar ao Espírito Santo.

Professores e pesquisadores da Universidade estão envolvidos no monitoramento marítimo, e a equipe está se organizando para que mais integrantes da comunidade acadêmica possam colaborar em ações específicas, por meio de trabalho voluntário.

"Além da retirada do óleo das praias, a Universidade se prepara, também, para contribuir com ações de atenção à saúde dos voluntários, atendimento à fauna oleada, recebimento de amostras para realização de pesquisas sobre destinação e reuso do óleo, análise da balneabilidade das praias e esclarecimentos à população e à comunidade pesqueira sobre aspectos ambientais, de saúde e de estudos do óleo", explica o coordenador do Projeto Comunidade Participativa e professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) Marcos Teixeira, que é um dos representantes da Universidade no comitê estadual.

Segundo o professor, a Ufes fará o cadastro de voluntários que sejam professores, técnicos-administrativos e estudantes da instituição. Outras pessoas que queiram colaborar devem procurar a prefeitura de seus respectivos municípios. No entanto, ainda não há uma data prevista para o início do cadastramento.

Comitê

O comitê de ação é coordenado nacionalmente pela Marinha do Brasil. No norte do estado, a Ufes participa das ações juntamente com a Secretaria Estadual e secretarias municipais de Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

No âmbito do Ceunes, foi instituída uma Comissão Especial de Acompanhamento das Ações do Comitê Estadual e dos Municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares, relativa à crise do monitoramento do vazamento de óleo (link da portaria: http://www.ceunes.ufes.br/sites/ceunes.ufes.br/files/field/anexo/p_2019_...).