Ufes de São Mateus recebe simpósios de produção de café. Inscrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para dois simpósios de pesquisa em produção de café, que serão realizados no campus de São Mateus. No dia 30 de novembro, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Ufes recebe a primeira edição do Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea Canephora. No dia seguinte, 1º de dezembro, acontece o 12º Simpósio do Produtor de Conilon.

Para participar, os interessados devem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário eletrônico. No dia do evento, o participante deve levar dois quilos de alimento não perecível, que serão doados a projetos sociais desenvolvidos no município de São Mateus.

Todos os inscritos terão direito a um livro sobre os simpósios. Haverá emissão de certificado de participação para estudantes (de graduação e pós-graduação) e servidores técnicos.

A expectativa dos eventos é de receber cafeicultores, estudantes, pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos do segmento, além de apreciadores de café. Dentre os temas programados para este ano, destacam-se os avanços tecnológicos da cafeicultura brasileira, consequências das mudanças climáticas para o cultivo, técnicas de colheita, agroeconomia e conformidade legal no trabalho rural, entre outros.

Os eventos são realizados pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Ufes, em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro), ambos sediados no campus de São Mateus. A correalização é da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

Texto: Leandro Reis