UFES – Campus São Mateus desenvolve pesquisa nas comunidades pesqueiras de Pedra D´agua, Barra Nova e Guriri.

O projeto coordenado pelo professor Rodrigo Randow de Freitas, estuda as comunidades pesqueiras localizadas no município de São Mateus com o objetivo de identificar as áreas de pesqueiros, as artes de pesca, os tipos de apetrechos e embarcações, espécies alvos, calendário de pesca das comunidades, características das dinâmicas de atividades pesqueiras, características do perfil socioeconômico dos pescadores, características do atual estágio de desenvolvimento da atividade, bem como a funcionalidade de sua cadeia produtiva. Além disso, o projeto objetiva mapear as instituições formais e não formais que atuam exclusivamente com as colônias de pescadores ou com grupos de pescadores independentes nessa região, caracterizando-as quanto a sua natureza, grau de importância política, social e econômica.

As comunidades foram escolhidas de forma estratégica, a fim de avaliar as características semelhantes ou não entre comunidades, visto que Guriri está voltada para pesca marinha e desembarque direto na praia; Barra Nova, para pesca de arrasto de camarão; e Pedra d’água está voltada à pesca de rio e estuarina com barcos menores e escala menor. De forma a gerar informações adequadas, visando garantir um pleno desenvolvimento do estudo, a coleta de dados utilizará as técnicas de observação direta intensiva, que é realizada por meio da técnica de observação e entrevista.

No sábado, dia 21 de Março de 2015, foi realizada uma expedição, “Navegando nas águas do Cricaré”, em que os alunos e o coordenador do Projeto fizeram um estudo de biometria, cardumes, pontos de desembarque e embarcações, topografia, conflito de usos e ocupação do solo, desde a foz do rio (em Conceição da Barra) até a ponte, depois do Sítio Histórico Porto de São Mateus.

O título geral do projeto é “Sistema de Informações Geográficas como Ferramenta de Avaliação das Estruturas de Desembarque de Pescado e das Comunidades de Pescadores Tradicionais do Norte do Espírito Santo: desenvolvimento socioeconômico municipal”. O desenvolvimento do presente estudo conta com a participação de oito estagiários de Iniciação Científica, sendo sete do curso de Engenharia de Produção (Diego André Rodrigues, Michel Vieira Barboza, Thais Barros Paganini, Fernando Vivacqua Neto, Talita Seckim Julio, Vanielle Aparecida Gomes, Rafael Ferreira Casotti) e um do curso de Engenharia da Computação (Nazur Amorim Gomes). Todos estão sendo orientados pelo coordenador do presente estudo e em temas relativos ao diagnóstico das estruturas de desembarque pesqueiro e censo socioeconômico junto aos pescadores locais. O projeto vem sendo apoiado pela FAPES desde de Janeiro de 2013.