Reforma da Biblioteca Setorial Norte

Após muitos anos de espera em razão das severas limitações orçamentárias, a Biblioteca Setorial Norte entrou em processo de reestruturação, garantido um ambiente mais adequado tanto para os usuários e servidores quanto para o acervo.

A obra com custo de R$ 414.900,01 reais atenderá a um antigo anseio da equipe da Biblioteca e da comunidade acadêmica do campus.

Inicialmente, em razão da falta de recursos, estava prevista apenas uma pequena reforma do telhado (com custo estimado de R$50.000,00). Entretanto, após diálogo com Administração Central da Ufes, recursos de custeio (que não foram utilizados em razão do trabalho remoto em 2021) foram realocados para a rubrica de capital, permitindo assim a elaboração de um processo licitatório que demora no mínimo 180 dias desde seu início até o término. Como esta possibilidade de realização de uma obra (e não simples reforma) se apresentou somente em agosto de 2021, foi necessária a reorganização do planejamento da equipe de infraestrutura, visando a elaboração, antes do encerramento do exercício fiscal, de todo o complexo processo que envolve a licitação de obras no serviço público federal.

Outra informação importante: a legislação impede que um processo licitatório seja iniciado sem a existência de dotação orçamentária, fato que limita as ações da Superintendência de Infraestrutura, ou seja, como obra de tal magnitude não estava prevista no início do exercício 2021 (pois não existiam recursos disponíveis), o processo licitatório foi iniciado do zero em agosto de 2021, acarretando a falsa sensação de que não existiu um planejamento adequado. Uma consulta ao processo digital (com 154 peças digitais) demonstra com mais exatidão a complexidade do processo licitatório (Processo digital nº 23068.045881/2021-41): https://protocolo.ufes.br/#/documentos/3812870/pecas/

Mesmo tendo ciência do transtorno ocasionado pelo fechamento temporário da Biblioteca Setorial do campus, entendemos que tal obra, esperada há muitos anos e não realizada anteriormente por falta de recursos orçamentários, é prioritária, sendo que sua realização acarretará em grande melhoria para servidores e usuários do sistema de Bibliotecas da Ufes.

Como medida paliativa, uma solução já se encontra em execução: transformação temporária da sala de reuniões e da sala da Direção do Ceunes em “biblioteca”, de forma emergencial, até a conclusão da obra.