Projeto Olhares de uma CIdade

O projeto “Olhares de uma cidade” nasce da preocupação com a preservação e o diálogo da diversidade cultural diante de uma realidade que reduz a riqueza cultural, artística e arquitetônica a padrões homogêneos em um mundo globalizado. No decorrer deste projeto a intenção é promover o conhecimento e a preservação de Patrimônio Cultural da cidade de Serra, refletindo sobre sua relação na construção da identidade e da cidadania.

O projeto cultural é uma atividade vinculada à pesquisa desenvolvida por Clara Z. Malverdes com a orientação da professora Maria Alayde A. Salim no Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (PPGEEB/UFES/CEUNES).  O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial nº 12/2016, que tem o objetivo de apoiar ações que oportunizem a promoção da educação patrimonial, visando à preservação e proteção do patrimônio arquitetônico, natural, ecológico, paisagístico e arqueológico.

O Objetivo é promover o conhecimento do que é o Patrimônio Cultural Serrano e sua importância para sociedade capixaba, por se tratar de um projeto de ação didático-pedagógica, vimos em sua realização uma das alternativas para apresentar aos estudantes, educadores e comunidade em geral as questões referentes à preservação e à proteção dos diversos bens materiais e culturais (arquitetônico, natural, ecológico, paisagístico e arqueológico) do município da Serra.

O projeto foi composto por oficinas teóricas e ações ligadas ao patrimônio histórico e cultural que no decorrer das atividades resultaram em material para a construção de uma exposição que ficará em local público, além de um blog de apoio didático pedagógico para o efeito multiplicador do projeto.

Para acompanhar o projeto acesse: http://olharesdeumacidade.blogspot.com.br/

Maiores informações: Clara Zandomenico Malverdes (27)  99975-4618 – clara.pedagoga [at] gmail.com

Anexo(s):