Projeto de extensão “Educando com a família BrincArte”

O projeto de extensão “Educando com a família BrincArte” tem como principal objetivo levar descontração a crianças, adolescentes e idosos institucionalizados realizando ações educativas em saúde com emprego da palhaçaria.

Porém na semana passada, o projeto realizou uma ação diferente. A convite do Diretor Fernando Gianizele Medina e da professora Maria Esercina Fanticelli da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cricaré localizada no bairro Porto, bolsista e voluntários do projeto realizaram nos dias 03 e 04 de setembro atividade educativa com a temática sexualidade humana para alunos do 5° ano.

No primeiro dia ocorreu explanação sobre o sistema reprodutor masculino e feminino, e em seguida tivemos momento de perguntas e respostas onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e por fim uma dinâmica sobre as mudanças que ocorrem na puberdade. No segundo dia o assunto foi fecundação e gravidez, e logo após uma reflexão sobre gravidez na adolescência, houve aula prática, onde as crianças puderam visualizar e manusear os principais métodos contraceptivos disponíveis na Unidade de Saúde.

Foto: Adriana N. M. Partelli

Sob orientação da coordenadora do projeto, professora Adriana N. M. Partelli, foi realizado uma programação lúdico-reflexiva sobre o tema com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos, levar autoconhecimento e proporcionar momento para sanar dúvidas empregando a palhaçaria como ferramenta facilitadora da aprendizagem.

Foto: Adriana N. M. Partelli

O BrincArte utiliza a ludicidade como uma ferramenta ativa no processo saúde-doença, a fim de prover educação em saúde de uma forma atual, dinâmica e descontraída através do riso.