Programa de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador do Futuro)

Veja aqui os 15 projetos contemplados da  UFES – Campus São Mateus

O “Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior” é um programa regular do governo federal que requer a parceria com as Fundações de Amparo a Pesquisa de cada estado e prevê a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (bolsas ICJ) a estudantes dos ensinos fundamentais e médios da rede pública de ensino, para que participem de um projeto de pesquisa, coordenado por pesquisador com qualificação e experiência. É um programa que pretende atrair jovens estudantes para o mundo das Ciências, com a possibilidade de vivenciar a realidade do ambiente universitário, e despertar o interesse em dar continuidade aos estudos e futuramente o ingresso no ensino superior.

O “Programa Pesquisador do Futuro” se baseia em um projeto de pesquisa, que será coordenado por um pesquisador de uma Universidade ou Faculdade, com atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou médio de uma escola pública. Um  professor da Escola Pública , da disciplina relacionada com o projeto de pesquisa, será o tutor dos alunos e auxiliará na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema a ser desenvolvido.As atividades dos estudantes também serão acompanhadas por estudantes de graduação de uma universidade ou faculdade, que atuarão como monitores do projeto.

Foram submetidas propostas para desenvolver projetos em todas as escolas publicas de todo os municípios do estado do Espírito Santo e em todas as áreas das Ciências. As propostas previam uma parceria entre uma instituição de ensino superior e a escola de ensino fundamental ou médio. A UFES – Campus São Mateus foi contemplado com 14 projetos. Segue em anexo a relação dos projetos contemplados no campus.