Professor do CEUNES/UFES é homenageado pela Assembleia legislativa com a medalha Roberto Kautski na semana do Meio ambiente

O professor Marcos Teixeira, coordenador do Laboratório de Educação ambiental do Ceunes/UFES, foi um dos homenageados pela Assembleia do Espírito Santo no dia mundial do meio ambiente. O Professor recebeu a medalha Roberto Kautski, uma das mais importantes honraria para quem atua na área do meio ambiente no Estado. A indicação do Professor Marcos Teixeira é fruto de sua vida dedicada à defesa do meio ambiente no Estado, principalmente na Região Norte, onde  participou da fundação e atuou como membro de ONGs como o Grupo Ambientalista Natureza & Cia, sediada em Linhares.

Esteve presente em diversas lutas sociais que contribuíram para a melhoria da gestão ambiental municipal em Linhares. Em Linhares também implantou e atuou como Coordenador do Primeiro curso de Tecnólogo em Gestão ambiental, na FACELI, durante a gestão do prefeito Guerino Zanon. Em Aracruz atuou em parceria com o então secretário de Meio ambiente Valter Camporez e como consultor ambiental em projetos como a implantação do Terminal Norte Capixaba e JURONG.

Em São Mateus, onde reside atualmente, o professor Marcos teve importante atuação na luta pela criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra Nova que substituiu a Estação Ecológica, desafetada por ocasião da implantação do Terminal Norte Capixaba/Transpetro. Ao ingressar no Ceunes/UFES implantou o Laboratório de Educação Ambiental – LabEA onde coordena 3 projetos importantes para a gestão ambiental no Litoral Norte do Espírito Santo: Programa de implantação das políticas municipais de educação ambiental; projeto de formação de educadores ambientais e Projeto comunidade participativa.

Atualmente, o professor é membro dos Conselhos Municipais de meio ambiente de Sooretama e São Mateus.