OUTSTANDING STUDENT CHAPTER AWARD 2017

Em junho desse ano, o Capítulo Estudantil SPE Ufes foi consagrado Outstanding Student Chapter pela segunda vez consecutiva pela Sociedade Internacional de Engenheiros de Petróleo – SPE.

A premiação se baseia nas atividades e no impacto que o Capítulo Estudantil proporcionou no ano de 2016 e é a maior conquista que um Capítulo pode receber. A entrega da premiação ocorreu no último dia 10 de outubro de 2017 durante a Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE) 2017, em San Antonio, Texas.

Society of Petroleum Engineers – SPE é o maior órgão que reúne profissionais e estudantes da área de Óleo e Gás do mundo. Fundada em 1957, a SPE tem por objetivo reunir e divulgar conhecimento técnico da área de óleo e gás e como visão, habilitar a indústria mundial de petróleo a compartilhar o conhecimento técnico de uma maneira segura e ambientalmente responsável.

Atualmente no mundo, a SPE soma mais de 168 mil associados, sendo profissionais da área e também estudantes espalhados em mais de 144 países mundo afora. No Brasil a SPE é dividida em 3 Seções, sendo ela a Seção Brasil, Seção Bahia-Sergipe e a Seção Macaé à qual o Capítulo SPE Ufes é filiado.

A maioria das universidades que possuem Engenheira de Petróleo possuem um Capítulo Estudantil SPE associado. No caso da Ufes não é diferente. O Capítulo SPE Ufes é formado estritamente por estudantes da Engenharia de Petróleo Ufes e possuem um professor (Faculty Advisor) que fornece direcionamento nas atividades. O Capítulo SPE Ufes foi estabelecido em março de 2010 e desde então não para de crescer. É responsável pela organização do Petroufes, maior evento de petróleo e gás e por outras atividades como palestras, minicursos, visitas técnicas, ações sociais, entre outros. Uma das conquistas de 2016 foi a aquisição da plataforma OnePetro, a qual foi renovada agora em 2017.

OnePetro é a maior database de Engenharia de Petróleo do mundo, possuindo mais de 160 mil papers em 18 periódicos diferentes. Ele é organizado e disponibilizado pela Society of Petroleum Engineers e disponibilizado às Universidades com um certo investimento. A Diretoria do Capítulo juntamente com seu faculty advisor, conseguiram acesso à essa importantíssima plataforma para todos os estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, de forma gratuita. Os custos da assinatura da plataforma foram concedidos pelo programa OnePetro Grant. Agora, basta acessar www.onepetro.org(link is external) utilizando a internet do Campus ou fazendo login de sua em casa, o estudante poderá efetuar o download de diversos papers.

Devido às atividades desenvolvidas na gestão 2016/2017 que o Capítulo Estudantil SPE Ufes foi reconhecido Outstanding Student Chapter 2017 pela segunda vez consecutiva.

Essa premiação é maior conquista que um Capítulo pode receber. No mundo são aproximadamente 385 capítulos, desses apenas 33 receberam essa premiação, sendo que apenas três Capítulos eram brasileiros (Ufes, UFC e USP).

A premiação foi concedida baseando-se na avaliação das atividades desenvolvidas pelo Capítulo segundo os critérios abaixo:

• Engajamento com a indústria;

• Operações e planejamento;

• Envolvimento com a comunidade;

• Inovação.

Essa conquista é coletiva e fundamentada em muito esforço da diretoria, trainees, faculty advisor e dos colaboradores nos últimos tempos. O Capítulo teve que enfrentar diversas adversidades durante os últimos anos, porém as superaram com maestria enxergando tais como desafios ao invés de problemas. O Capítulo Estudantil SPE Ufes mais uma vez se põe no topo do mundo e mostra que com dedicação e competência sonhos se tornam realidade.

O presidente do Capítulo, Filipe Duarte, teve a satisfação de ser o representante responsável por trazer a premiação e comentou sobre sua participação.

“Como presidente do Capítulo Estudantil SPE Ufes, tive a honra de ir a San Antonio para receber o prêmio em nome desta incrível equipe. Estou extremamente feliz e orgulhoso de nossa realização. Nós viemos de um campus pequeno, sem recursos abundantes, com uma logística difícil associada a todas as atividades que tentamos realizar e, apesar de tudo isso, ainda somos capazes de conquistar o mundo e mostrar o nosso valor. Isso não tem preço!

A premiação representa o amor e o trabalho duro que investimos em tudo o que fizemos através do capítulo. Em nome do Capítulo, muito obrigado por todo o apoio que temos recebido!”

Além da participação na cerimônia de recebimento do prêmio, Filipe teve a oportunidade de participar de outras atividades que ocorreram durante o ATCE 2017, como o workshop de liderança, o Petrobowl, technical sections e a reunião com a Regional South America & Caribbean. Essa diversidade de atividades proporcionou um networking extraordinário que, sem dúvidas, irá refletir positivamente nos próximos passos do Capítulo Estudantil SPE Ufes.

Essa conquista não seria possível sem o apoio de muitos. Dessa forma, fica o imenso agradecimento aos officers, ao faculty advisor, à Seção Macaé, à Ufes Campus São Mateus, às empresas que sempre acreditaram no nosso trabalho, e aos mais de 200 membros do Capítulo. Essa conquista é de todos!

Em 2018, o Capítulo promete trazer a terceira premiação para casa, colocando a Ufes mais uma vez no cenário internacional!

Para saber mais informações sobre o Capítulo SPE Ufes basta acessar:

www.spe.ufes.br

www.facebook.com/speufessm