Núcleo de Apoio Acadêmico do Ceunes - NuAc/Ceunes

Justificativas

A criação deste Núcleo está ancorada no desejo da comunidade acadêmica por melhorias no processo de gestão acadêmica (com ênfase na gestão acadêmica, e não administrativa) do Centro. Questões como altos índices de retenção, abandono, evasão, dano à saúde mental (de estudantes, técnicos e docentes), falta de integração acadêmica nas atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, bem como dificuldades na criação e alteração de Projetos Pedagógicos de Curso, dentre outras, foram apontadas.

Considerando que o Centro não possui, na sua estrutura orgânica, um setor que possa se dedicar exclusivamente ao estudo e proposição de soluções às questões acima elencadas, decidimos reunir um grupo diverso (que contou com técnicos e docentes de diferentes campos do saber) para a composição de uma Comissão, criada através da Portaria Ceunes 24/2019, visando a elaboração de um diagnóstico sobre os assuntos em pauta. A comissão identificou que, de fato, os problemas são reais e que carecem de enorme esforço e atenção por parte da gestão da Universidade, visando o enfrentamento deles. A solução apontada foi a de criação de um Núcleo de Apoio Acadêmico constituído por técnicos que contribuirão em diferentes ações no Ceunes, as quais estão listadas abaixo.

Destaca-se que a proposta de criação de Núcleos está respaldada através da Resolução 22/2019 do Conselho Universitário, em seu artigo 4º.

Através da Portaria No 292, de 25 de maio 2020 (documento em anexo), o Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo criou, na estrutura organizacional do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, o Núcleo de Apoio Acadêmico.

Atividades a serem desenvolvidas

I. Promover a integração acadêmica entre os agentes, grupos, organizações e setores que compõem a comunidade universitária do Centro.

II. De forma consultiva acompanhar a Assessoria de Graduação, as Coordenações, os Colegiados de cursos e os Núcleos Docentes Estruturantes nas questões pedagógicas, com foco especial na supervisão e execução dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

III. Fomentar o debate político-pedagógico no Campus, por meio de cursos e eventos, formações e encontros de mesma natureza, sugerindo estratégias e ações, fortalecendo a comunicação com foco na interdisciplinaridade, visando o aperfeiçoamento das rotinas do Campus e o fortalecimento das diversas práticas docentes e dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

IV. Promover junto ao corpo docente a reflexão e o debate acerca dos índices de evasão dos cursos e disciplinas, bem como outras questões da mesma natureza que envolvam o Ensino, auxiliando e/ou elaborando Projetos de Pesquisa e Extensão e sugerindo de forma consultiva aos docentes ações e estratégias que poderão ser usadas para melhora desses índices.

V. Realizar trabalhos estatísticos específicos que possibilitem análise do rendimento discente, a fim de fornecer informações que subsidiem práticas didático-pedagógicas para diminuição da retenção nas disciplinas, com foco nas que apresentam maior número de reprovações, bem como ações específicas para educandos com mais de uma reprovação na mesma disciplina.

VI. Auxiliar as Assessorias da Direção na realização de suas atividades, visando a integração entre as Assessorias e destas com a comunidade.

Equipe de trabalho

O Núcleo estará ligado diretamente à Direção do Ceunes, a qual fará a supervisão das atividades que serão realizadas pelos(as) servidores(as) que estarão lotados(as) no referido Núcleo. A equipe de trabalho prevista será composta por:

Técnicos de Assuntos Educacionais: Fabrycio Crizostomo Kock, Helemare do Amaral Motta Bueloni e Josiane Baldo.

Secretária Executiva: Christie Vieira Zon.

Contato: nuac.ceunes [at] ufes.br