Nota da Direção sobre questões sanitárias

Prezados(as),

Recebemos, de maneira informal, diversos relatos sobre estudantes estarem sofrendo de problemas gastrintestinais após se alimentarem no Restaurante Universitário. No domingo (21) enviamos um breve questionário ao corpo discente, visando entendermos melhor a questão para atuarmos de forma efetiva. Os relatos apresentados apontam para um surto de gastroenterite viral.

Na segunda-feira (22) realizamos uma reunião com a Vice-Diretora Ana Beatriz Neves Brito, com a nutricionista chefe do Restaurante Universitário do Ceunes Dalila Ferreira, com a Prof. Maysa Oliveira e com o subprefeito do Campus Erivelton Braz, visando elaborarmos um plano emergencial de ação. Seguem algumas informações e ações que estão sendo tomadas:

1. O Restaurante Universitário do Ceunes cumpre com as normas  técnicas relacionadas ao preparo de alimentos. O referido restaurante possui duas caixas d'água exclusivas, que são abastecidas pelo SAAE e, em situações nas quais não ocorre o fornecimento de água pela referida empresa, por um poço artesiando com 180 metros de profundidade. Cabe ressaltar que os pratos quentes servidos no RU passam por processo de cozimento, atingindo a temperatura recomendada. Além disto, os pratos que são servidos crus (como saladas) passam por pré-preparo, etapa que compreende a seleção dos alimentos próprios para consumo, lavagem inicial para retirada das sujidades visíveis, higienização e desinfecção com produto específico para os alimentos (nesta etapa os alimentos ficam imersos em água com este sanitizante pelo período estabelecido pelo fabricante). Após sanitizados, estes alimentos são novamente lavados em água corrente. Somente após este processo de higienização é que são picados e preparados, alocados nas cubas e armazenados até o momento de sua distribuição. Cumpre também destacar que os bebedouros do RU são sanitizados duas vezes ao dia.
  2. As refeições do RU/CEUNES são distribuídas aos comensais através de rampas de distribuição, com temperatura controlada. Além disto, os insumos destinados à produção do restaurante ficam armazenados na unidade em temperatura controlada.
  3. Ressaltamos, ainda, que não disponibilizamos para consumo ovos e carnes cruas, assim como também não ofertamos preparações prontas para consumo que utilizam como base tais proteínas cruas.
  4. No dia 06/09/2018 foi realizada a completa desinsetização e desratização no RU/CEUNES, assim como também foi realizado serviço de lavagem e higienização dos reservatórios de água que abastecem o RU. Posteriormente à limpeza, foi realizado teste da qualidade microbiológica da água - onde foi realizada coleta de água em dois pontos: um no Restaurante e outro no local dos reservatórios, sendo que o laudo emitido concluiu que a amostra atende à legislação vigente, estando dentro dos parâmetros necessários.
  5. A pequena horta localizada ao lado do RU não fornece alimentos para o Restaurante; trata-se de um espaço limitado, sem previsão de uso e que está sendo ocupado por poucas plantas que servem de alimento para alguns funcionários daquele espaço. Esta horta não gera custos para o Ceunes e serve como fonte de alimentos saudáveis para pessoas que dedicam um pouco de tempo (fora do horário do expediente) para cuidar dela. Caso a Comunidade entenda que deva ser desativada, procederemos com esta ação.
  6. Os demais espaços físicos do Ceunes são abastecidos pela água de poço artesiano. Procederemos com a análise da água - tanto do poço artesiano, quanto da água disponibilizada nos bebedouros localizados em todo o Ceunes. Recomendamos que enquanto estes testes não sejam realizados, só utilizem a água dos bebedouros do RU para consumo.
  7. Caso alguém deseje conhecer mais detalhes sobre o funcionamento do RU ou até mesmo realizar uma visita técnica, basta entrar em contato com a nutricionista Dalila (nutricaorusaomateus [at] hotmail.com).

Deixaremos a Comunidade ciente das medidas que estão sendo tomadas, bem como dos resultados obtidos das análises realizadas.

Respeitosamente,

Luiz Antonio Favero Filho