Marcelo Parise discute a síntese e aplicações de Nanoestruras Magnéticas

Nanociência: Química, Síntese e algumas aplicações.

Palestrante: Pesquisador Marcelo Parise - Químico

Afiliação: Instituto de Física - UnB

Data: 23/04/2019 (terça-feira)

Horário: 17:00 h

Local: Sala 16 – Eixo 03

O conceito de nanotecnologia teve início em 1959 a partir de sugestões teóricas do físico americano Richard Feynman. Avanços significativos aconteceram a partir da década de 1980 impulsionados por avanços técnicos experimentais. Trata-se, portanto, de uma área recente no âmbito das pesquisas físicas. Nanopartículas são de grande interesse científico devido à larga aplicabilidade, tais como em nanomedicina (Ex: tratamento de tumores através de endereçamento de nanopartículas funcionalizadas), gravação magnética, meio ambiente (quebrando derivados de petróleo em componentes biodegradáveis), componentes eletrônicos, energia,etc.