Inscrições abertas para I Oficina VideoSaúde

A VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES está com inscrições abertas para a I Oficina VideoSaúde – da ideia ao argumento - até 21/10.

Parafraseando Glauber Rocha: uma ideia na cabeça e um argumento na mão. Essa é proposta da I Oficina VideoSaúde, proporcionar aos profissionais das áreas da saúde e da comunicação a possibilidade de ter uma ideia transformada em argumento, que possa futuramente originar a produção de vídeo temático em saúde.

Durante a oficina, com carga horária de 40 horas, serão abordados temas como a história resumida do cinema com a exibição de filmes,  as características da produção de vídeos em saúde,  os elementos de linguagem audiovisual e as etapas da elaboração de propostas de produção. Professores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, da cultura e da comunicação e saúde, estarão presentes e contribuirão com palestras, debates, aulas conceituais e práticas. As aulas ocorrerão de 21 de novembro a 02 de dezembro, de 13h às 17h.

A oficina dispõe de 20 vagas. As inscrições, que são gratuitas assim como a oficina, já estão abertas e se estendem até o dia 21/10, e para efetuá-la, o candidato deverá seguir os passos descritos na Chamada Pública e preencher o Formulário online de Inscrição, disponíveis no endereço www.comunicasaude.ufes.br

O processo de seleção será realizado entre 24/10 a 03/11, e dele constará análise do curriculum vitae, das cartas de intenção e liberação dos candidatos e da proposta inicial para a produção. O resultado final da seleção será divulgado no dia 04/11.

A organização e realização da I Oficina no Espírito Santo tem como referências a metodologia e expertise da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, que em oito edições contribuiu com a capacitação de aproximadamente 300 profissionais de diversas regiões brasileiras e segmentos sociais e, grande parte, vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e também possibilitou a produção de inúmeros audiovisuais em saúde e em outras áreas.

A Oficina é uma das propostas de trabalho previstas no Programa de Extensão – Proext 2016: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo Ministério da Educação, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSC/Ufes, e também pelo Convênio de Cooperação recém celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.

Para obter outras informações, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva pelo telefone 3335 7287, de 8h as 13h30, ou pelo e-mail vsdistribuidora.es [at] gmail.com.