I Seminário Multiterritorial de Educação do Campo

No dia 01 de dezembro de 2016 acontecerá o “I Seminário Multiterritorial de Educação do Campo” na Escola do MEPES no município de Piúma-ES, das 07h30min as 15h30min.

O evento será organizado pelos Comitês dos Territórios Rurais denominados “Sul Capixaba”, “Sul Litorâneo” e “Território das Montanhas e Águas”, apoiado pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial do Universidade Federal do Espírito Santo (NEDET/UFES), sob a Coordenação Geral da Profª.Drª Sandra Mara Santana Rocha (CEUNES/UFES).

O evento é uma das várias iniciativas propostas no Projeto intitulado “SABERES E PRÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COMO INDUTORES DO FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS RURAIS” financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e tem como objetivo discutir temas relevantes sobre a educação do campo nos municípios vinculados aos territórios rurais, tais como os impactos da PEC 241 na educação do campo, a experiência exitosa no processo de municipalização da educação do campo no município de São Mateus, além de uma mesa redonda com autoridades em que o tema será debatido.

A realização do Seminário justifica-se por vários aspectos um deles é que embora haja toda uma movimentação em torno da discussão da educação do campo, uma grande parcela dos cursos de formação docente não aborda esse tema, além disso, a percepção errônea de que a educação do campo é um investimento alto e que não se justifica. Esse descaso pode partir da ideia arcaica do que o campo é um lugar atrasado ou da negação da responsabilidade de pensar nos sujeitos do campo como indivíduos ativos que fazem parte da sociedade. Não há uma preocupação com a formação do professor que irá atuar nessas escolas. Diante dessa situação, o profissional não preparado se vê obrigado a copiar o modelo da escola tradicional (urbana) e aplicar na escola do campo. Podemos dizer que essa é uma característica da Educação Rural, em tantos momentos confundida com a Educação do Campo. A Educação Rural é um molde da escola dos centros urbanos inserida no campo sem pensar e/ou considerar toda uma cultura peculiar que o campo tem.

O evento é aberto a todos interessados, principalmente aos atores diretamente envolvidos no processo de educação do campo, alunos, professores/educadores, gestores,  agricultores, poder público municipal, poder público estadual e todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre a educação do campo.