I Seminário de Políticas Públicas para Agricultura Familiar

No dia 08 de dezembro de 2016 acontecerá o “I Seminário de Políticas Públicas para Agricultura Familiar” no Centro de Agronegócios de Marechla Floriano-ES , das 13h00min as 18h00min. O evento será organizado pelo Comitê Territorial Rural das Montanhas e Águas do Espírito Santo, apoiado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Universidade Federal do Espírito Santo (NEDET/UFES), sob a Coordenação Geral da Profª.Drª Sandra Mara Santana Rocha (CEUNES/UFES).

O evento é uma das várias iniciativas propostas no Projeto intitulado “SABERES E PRÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COMO INDUTORES DO FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS RURAIS” financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e tem como objetivo discutir temas relevantes sobre a educação do campo nos municípios vinculados aos territórios rurais, tais como os impactos da PEC 241 na educação do campo, a experiência exitosa no processo de municipalização da educação do campo no município de São Mateus, além de uma mesa redonda com autoridades em que o tema será debatido.

A realização do Seminário justifica-se por vários aspectos, entanto principal são as formas de acesso aos Programas de crédito oferecidos pelo Governo Federal e Estadual. Tais Programas permitem acesso a recursos financeiros para o desenvolvimento da agricultura familiar. Beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais, que podem fazer financiamentos de forma individual ou coletiva, com taxas de juros abaixo da inflação. Facilita a execução das atividades agropecuárias, ajuda na compra de equipamentos modernos e contribui no aumento da renda e melhoria da qualidade de vida no campo.

Na ocasião, o Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário Drº Aureliano Nogueira da Costa, fará o lançamento do plano Safra 2016/207 que é um pacote de benefícios que os agricultores familiares terão acesso, haverá ainda uma palestra sobre a importância das políticas públicas e uma mesa redonda com autoridades e agricultores para debate sobre o tema.

O evento é aberto a todos interessados, principalmente aos atores diretamente envolvidos no processo de acesso as políticas públicas, alunos, professores/educadores, gestores,  agricultores, poder público municipal, poder público estadual e todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre as políticas públicas para agricultura familiar.