Fazenda Experimental da UFES Campus São Mateus realiza teste com Drone Pulverizador

Aliados da agricultura de precisão, os Veículos aéreos não-tripulados (VANT) popularmente conhecidos como “drones” estão cada vez mais presentes nas lavouras, e não apenas para registro de vídeos e fotografias aéreas. Recém-lançados como pulverizadores, esses equipamentos são capazes de operar em áreas de difícil acesso e onde nem mesmo a aviação agrícola consegue atuar. Os gastos com insumos são reduzidos em até 80% com o uso de drones na pulverização, otimiza os recursos e aplica o defensivo no momento certo, e no local correto, por sua vez, é também ambientalmente correto. Não é só redução de custos, esses equipamentos conseguem atender pequenas propriedades, como plantações de uvas, bananas, goiaba e hortaliças, onde a pulverização com aviões não é economicamente viável, e ainda áreas de risco, próximas à rede elétrica e árvores.

Inédito no mercado brasileiro, voltado para o combate às pragas na agricultura, a idéia é usar a tecnologia para fazer uma pulverização de grande precisão. O equipamento pode transportar 5 litros ou mais de calda de defensivo agrícola e tem capacidade para voar até 50 metros de altura, em 12 minutos tem condições de pulverizar meio hectare de plantação.

Um modelo de drone pulverizador com estas características está sendo testado na Fazenda Experimental da UFES, Campus São Mateus. Inicialmente esta sendo usado para simular pulverizações em café conilon, mas a idéia é expandir para outras culturas, como limão, mamão, banana  e côco. Todas as segundas-feiras, até o fim de 2018, estaremos realizando testes com o Drone na Fazenda Experimental.

As  principais vantagens da pulverização com Drones:

• Operação precisa, voo entre 30 e 50 metros de altura;
  • Alta economia de água e produtos químicos em relação a métodos manuais;
  • Bicos sob as hélices para melhorar a área de ação e penetração com o vento produzido pelas mesmas (as folhas são agitadas e recebem o produto em todos lados);
  • Baixo custo e eficiência operacional alta;
  • De 20 até 100 vezes mais rápido que o trabalho manual;
  • Pode ser utilizado em áreas que as máquinas terrestres não vãs, como árvores e montanhas;